O ramo agropecuário vem se deparando com grandes mudanças impulsionadas pela elevação dos custos de produção e competitividade do mercado, que existem dos produtores um aumento da produtividade e qualidade da produção sem afetar o meio ambiente. Para alcançar esses objetivos, a solução tem sido adotar o sistema ILP.
Esse sistema integra atividades agrícolas, da pecuária e florestais como uma forma de garantir a sustentabilidade da unidade de produção e com isso valorizar o capital natural melhorando os resultados para o produtor rural.
E devido ao seu modelo de funcionamento, o ILP proporciona diversas vantagens, conforme mostraremos aqui nesse post. Confira!
Conheça as principais vantagens do sistema ILP
Adotar o sistema ILP em sua propriedade é importante, já que não só promove a recuperação de áreas degradadas, seja de pastagem ou de lavoura, como também oferece outros benefícios, tais como:
- Maior produtividade e qualidade do pasto, principalmente nas épocas mais criticas do ano, como é o caso dos meses de Maio e Outubro;
- Intensificação e maior eficiência do uso dos insumos naturais e maior controle térmico, o que gera uma melhoria do bem-estar animal;
- Reduz a necessidade de insumos externos, já que o sistema ILP prepara a área para oferecer o todo alimento que o rebanho necessita;
- Diminui os custos com a produção, uma vez que por meio desse sistema há uma melhora significativa nas lavouras e pastagens;
- Aumento da diversidade biológica e do sinergismo interno;
- Quebra no ciclo de pragas e doenças, já que há uma melhora na qualidade biológica do solo.
Portanto, como pode perceber, o ILP é um sistema capaz de oferecer inúmeras vantagens importantes, tanto para o agricultor, quanto para o pecuarista.
E você, o que acha desse sistema? Ficou interessado e deseja saber por onde começar? Aproveite e confira um post que fizemos sobre esse sistema de integração e saiba mais detalhes sobre como implementar o ILP em sua propriedade.