Qual é o sistema que você usa em sua fazenda para oferecer água ao seu rebanho? Se você nunca deu importância para isso, saiba que investir em um bom bebedouro pode trazer mais resultados que você imagina.

Ao estruturar uma fazenda é necessário pensar nos mínimos detalhes, como: cochos, currais, troncos, galpões, bebedouros, enfim, qualquer desses itens – e muitos outros – irão impactar no desempenho dos animais em sua fazenda.

Se você, produtor rural, nunca parou para pensar a respeito, aconselho acompanhar esse artigo para entender qual é a importância do bebedouro. Algo que parece tão simples pode causar muitos malefícios se não instalado da forma correta.

investir em um bom bebedouro

Por que investir em um bom bebedouro?

Você vê a necessidade de investir em um bom bebedouro? Antes de prosseguirmos, há uma questão: como você oferece água aos animais de sua fazenda?

No Brasil, é MUITO comum que o rebanho mate a sua sede em piscinas de infiltração, também conhecidas como cacimbas.

Elas funcionam da seguinte maneira: é feito um rebaixo no terreno (pode ser com uma escavadeira) em local onde a água da chuva é direcionada por conta da declividade natural do terreno.

O custo para o produto é zero, precisando recorrer às alternativas somente na época da seca. Há também quem libere o rebanho para beber água em lagos, que, no caso, costumam se manter até quando não chove.

Outra opção é o bebedouro, mas em muitas propriedades ele não se encontra em estados adequados de conservação (ou de higienização).

Dito tudo isso, qual é, efetivamente, a importância de investir em um bom bebedouro? A resposta é clara: qualidade de água. Esse controle é PRIMORDIAL para o bom desenvolvimento do rebanho.

Água de má qualidade pode causar não somente doenças, mas baixo desempenho dos animais.

No caso de cacimbas, por exemplo, é muito comum que essa água contenha alta quantidade de terra, coliformes fecais e diversas substâncias que não fazem bem à saúde.

Já bebedouros sem manutenção costumam formar camadas de lodo e se tornam um ótimo ambiente para as bactérias.

Pesquisas apontam as consequências

Um estudo realizado em 2002 levantou essa questão da qualidade de água. A pesquisa fez a relação entre o consumo de água do rebanho e a ingestão de massa seca pelos animais.

Os resultados foram realmente surpreendentes: o gado que consumia água propositalmente contaminada (mas segura) diminuiu a ingestão de massa seca. Já as cabeças que tomaram água limpa consumiram a quantidade ideal.

Ou seja, além da questão do próprio bem-estar animal, ainda há o ponto de que o desempenho do seu rebanho irá cair.

Água de má qualidade fará com que eles comam menos e, consequentemente, irão engordar menos. Isso irá causar cansaço, descontrole do peso do animal e provavelmente irá afetar a lucratividade da fazenda.

Isso, claro, sem contar os gastos necessários para cuidar de animais doenças por conta da água de má qualidade.

Então, se você ainda não entendia a investir em um bom bebedouro, aí está a resposta!

investir em um bom bebedouro

Onde e como investir em um bom bebedouro

O bebedouro basculante é uma solução simples, mas muito eficiente! Seu sistema possibilita uma higienização extremamente simples e rápida. Ou seja, você terá a oportunidade de manter a água sempre limpa.

Na Panucci você encontra, dentre outros produtos, uma versão de bebedouro basculante de ferro, que possui alta durabilidade e resistência. É o modelo ideal para qualquer tipo de gado.

Não deixe de investir em um bom bebedouro e, também, em soluções inteligentes para a sua fazenda. Coisas que parecem detalhes são mais importantes do que se julga à primeira vista!