Se você trabalha no ramo da agropecuária, provavelmente já ouviu falar da sigla ILP. Caso não tenha qualquer familiaridade com o termo, fique sabendo de antemão que é algo extremamente importante e que pode lhe proporcionar muito lucro.
A sustentabilidade é um assunto cada vez mais pautado, pois o próprio mercado consumidor vem exigindo das empresas que elas trabalhem de forma mais consciente.
Por conta disso, soluções pensando no meio ambiente vem sendo desenvolvidas e é aí que o ILP entra! Quando falamos em investimentos no meio ambiente é comum achar que isso é sinônimo de gasto, mas não é esse o caso.
Aliás, é uma situação totalmente oposta, pois você estará apostando em técnicas sustentáveis e que ainda te darão muito retorno. Ou seja, você une o útil ao agradável.
O que é o sistema de ILP?
Dito tudo isso, que tal conhecer melhor o sistema ILP ou Sistema Integrado e Lavoura-Pecuária. O nome já é muito sugestivo, então já dá para ter uma ideia do que vem por aí.
A rotação de culturas já é uma técnica muito utilizada no campo brasileiro e todos sabem dos seus benefícios, mas, agora, a pecuária entrou no meio desse “rodízio”.
Ou seja, pecuária e lavoura são trabalhados em momentos diferentes em uma mesma propriedade. Tudo isso ocorre de forma extremamente sinergética, pois favorece o solo e, também, proporciona maior saúde para o gado.
Quando é escolhido o cultivo adequado para o terreno, em determinadas épocas do ano o proprietário pode se beneficiar com tais produtos (que fortalecem o solo se houver a devida rotação).
Mas, depois, há um espaço de tempo em que a área vira pastagem. A grama cresce forte e saudável, o que é ótimo para o gado e para o fazendeiro – que precisa gastar menos com insumos.
Esse é o princípio do sistema ILP, sempre mantendo as boas práticas da lavoura e pecuária ao mesmo tempo. Outro lado positivo é que a sua variedade de produtos aumenta, podendo atingir outros mercados também.
Como posso implementar um sistema de ILP na minha fazenda?
Interessou-se pelo sistema ILP? Essa ideia é realmente muito interessante, entretanto, é necessário ter em mente que essa técnica não é instalada do dia para a noite!
São necessários muitos estudos envolvidos. Se você deseja começar a usar essa estratégia em sua fazenda é preciso conhecer:
- Características do solo
- Características do clima (estações, regimes de chuva, etc.)
- Tipos de animais que estão sendo ou serão criados ali
- Mercado consumidor
- Estrutura da fazenda (é preciso saber se a técnica é compatível com as ferramentas disponíveis)
- Quantidade de investimento disponível
- Todos os detalhes que possam influenciar no cultivo, na criação e no ambiente
E por que tudo isso? Porque para que o sistema ILP realmente funcione é necessário que a escolha das culturas esteja adequada com o clima, solo e coisas do gênero. Caso contrário elas não irão “vingar”.
Além disso, as próprias características dos animais também devem ser consideradas.
O ideal é que você entre em contato com profissionais que já estejam habituados a implementar tal tipo de sistema, pois as chances de sucesso crescem exponencialmente.
A princípio pode parecer um investimento considerável, mas o retorno é realmente interessante.
Corrobore para o bem-estar animal e ambiental
Tudo isso é uma forma de colaborar para o bem-estar animal e, também, ambiental. Isso, inclusive, é uma tendência.
A ideia é unir esses valores com lucratividade – o que vem se mostrando ser bem possível, inclusive.
Além do sistema ILP, você pode apostar em soluções inteligentes que corroboram para o bem-estar animal e ambiental em sua fazenda com algumas das ferramentas da Panucci, por exemplo.