Você sabe qual a implicação do uso de bebedouros basculantes e bebedouros convencionais? Muitas vezes o baixo desempenho do gado está nos detalhes e essa “simples” questão com certeza é uma delas.

É preciso entender que tudo em uma fazenda irá influenciar no desenvolvimento dos animais (pelo menos todas as coisas que possuem relação, de forma direta ou indireta, com o manejo).

Dessa forma, buscar conhecer todas as particularidades dos processos, estruturas e acessórios que auxiliam no trato do rebanho é a melhor forma de gerenciar o seu negócio.

E, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é necessário um altíssimo investimento em tecnologia ponta para ver os resultados aparecerem. É claro que quanto maior for a automatização, maior será a otimização, mas há formas mais em conta de correr atrás disso.

Bebedouros basculantes

Como os bebedouros basculantes influenciam na saúde do seu gado

Primeiramente: se você não usa qualquer sistema de bebedouro, sejam bebedouros basculantes ou convencionais, é preciso rever agora mesmo o trato com animais realizado em sua fazenda!

É importante salientar esse detalhe, pois ainda é muito comum haver cacimbas de infiltração que acumulam água da chuva. Em épocas chuvosas, a declividade mantém-se cheia e os animais bebem água ali.

Isso é extremamente perigoso, pois a água das cacimbas costuma ter alta quantidade de terra, coliformes fecais e pode até mesmo arrastar agrotóxicos (caso haja plantações no percurso da chuva).

A consequência disso é aumentar consideravelmente as chances de desenvolvimento de alguma doença nos animais.

Agora, se você tem um bebedouro convencional, talvez já deva ter percebido a dificuldade de realizar a higienização. Por conta disso, muitos colaboradores acabam postergando a limpeza.

Assim como as cacimbas, o ambiente não fica adequado para o gado, pois pode começar a proliferar muitas bactérias ali.

Entendeu qual é a implicação de um “simples” armazenamento de água? No caso dos bebedouros basculantes, eles são basculantes, então fica SUPER fácil limpá-los.

Dessa forma, é possível trocar a água sempre, mantendo os animais hidratados e sem nenhum problema com doenças.

Bebedouros basculantes: livram o gado de doenças e da perda de peso

Ficou claro como os animais podem ficar doentes se não houver uma higienização correta dos bebedouros. Entretanto, não é essa a única aplicação.

Quando o gado fica efetivamente doente é mais fácil notar. A reação é chamar um veterinário e começar os devidos tratamentos até que o animal melhore. Entretanto, e quando não percebemos que há algo errado?

A má qualidade da água pode não chegar ao ponto de o gado demonstrar sinais de desconforto ou doença, mas pode fazer com que eles percam o apetite.

Estudos comprovam que quando não há a oferta de água limpa os animais consomem menos massa seca. Então, você terá um prejuízo no ganho de peso do gado e, muitas vezes, pode nem perceber.

Notou como os bebedouros basculantes corroboram para a saúde e bem-estar de todos os animais presentes na sua fazenda?

Lembrando que promover o conforto e qualidade de vida para todos os bichos é essencial. Isso evita que eles fiquem doentes, estressados, o manejo fica mais simples, os produtos e subprodutos saem com melhor qualidade e diversos outros benefícios.

 

Adquira os bebedouros na Panucci

Quer saber onde adquirir bebedouros de altíssima qualidade, tecnologia, funcionalidade e ótima relação de custo x benefício? Basta acessar o site da Panucci e fazer o seu orçamento personalizado.

A companhia trabalha há anos com soluções no setor da pecuária, conquistando clientes fiéis de grandes empreendimentos.

Há muitos outros produtos que você pode adquirir além dos bebedouros basculantes, onde cada qual possui a sua série de benefícios para promover o manejo inteligente.