Atualmente, o manejo inteligente, também conhecido como manejo racional de bovinos, vem ganhando cada vez mais relevância entre pecuaristas. Especialmente entre aqueles que atuam com bovinos de corte.

E quem é produtor rural com certeza já deve ter ouvido falar nesse tipo de manejo. Se você é um deles, mas ainda não investiu nesse modelo para sua propriedade talvez seja porque não conhece todas as vantagens que o manejo racional é capaz de oferecer.

Continue lendo esse post e conheça algumas das principais vantagens que pode obter ao passar a adotar o manejo inteligente em sua rotina de produção.

Vantagens do manejo inteligente

São inúmeras as vantagens que o pecuarista pode obter com o manejo racional do gado, mas entre as principais estão:

Maior segurança

O trabalho com o gado é, sem dúvida alguma, uma atividade que oferece riscos. E nesse cenário podem ocorrer acidentes graves tanto com quem lida com o rebanho, como com o próprio animal.

Com o manejo inteligente, você reduz e até mesmo elimina esse risco em alguns casos. Isso porque ele permite um manejo do gado com total segurança, minimizando os riscos de haver contusões e outros acidentes comuns durante o manejo do gado.

O manejo inteligente gera menos stress para o animal

O stress é um dos fatores que mais prejudica o bem-estar do animal. Além de comprometer seu sistema imunológico, tornando o rebanho suscetível a diversas doenças, o stress também interfere na qualidade da carne bem como na performance reprodutiva do animal.

Com o manejo inteligente isso não acontece, já que o tratamento do gado é feito com o menor nível de stress possível.

Ganho de peso e temperamento

Animais que se estressam durante o manejo não só apresentam um temperamento mais agressivo, como também tem dificuldade de ganhar peso. O mesmo não acontece com o manejo racional, que por ser realizado com um nível mínimo de stress, acaba não afetando no temperamento do rebanho e ainda estimula o ganho de peso.

Portanto, adotar o manejo inteligente com certeza é algo que pode lhe ajudar a garantir mais bem-estar para o gado, o que irá se refletir e maiores ganhos para sua produção.

Gostou do post? Sabe onde encontrar soluções em equipamentos e estruturas para iniciar um manejo inteligente em sua propriedade? Acesse agora mesmo o site da Panucci e confira algumas opções que disponibilizamos para manejo racional de gado!