Quando falamos em investir em tecnologia e em novos recursos é muito comum que empreendedores conservadores tenham certo receio, pois veem isso como gasto de dinheiro. Entretanto, é muito claro que tecnologia traz economia na pecuária.

Sobre a falta de informação sobre os resultados proporcionados pelas soluções tecnológicas, a visão de que “está funcionando, para que trocar?” traz uma série de consequências extremamente negativas (e todas elas levam à perda de lucratividade).

Há diversos exemplos que podem ser dados para comprovar isso (e nós iremos discutir o assunto ao decorrer desse artigo). É claro que novas soluções agregam a qualquer tipo de negócio, mas a agropecuária é um ponto a ser tocado, pois é um setor conservador.

Por que investir em tecnologia traz economia?

Como a tecnologia traz economia na pecuária

Quando falamos que tecnologia traz economia é preciso ressaltar que isso não é válido somente para os grandes nomes do agronegócio, mas, sim, para TODOS os produtores rurais (seja na área da agricultura ou pecuária).

É importante abstrair que cada empreendimento rural é único e que é preciso avaliá-lo pontualmente para traçar estratégias que viabilizem – economicamente e tecnicamente – o manejo inteligente.

É preciso avaliar a situação como um todo para chegar a um planejamento eficiente. Supondo que você seja um produtor rural que possua pouca disponibilidade financeira, mas que ainda está pensando em investir em soluções…

Eis que você se depara com algo extremamente moderno, caro, automatizado e tecnológico. É claro que a sua vontade será adquirir tal produto, mas se os outros processos da fazenda não acompanharem essa inovação, não conseguirá usufruir de todos os benefícios.

Então, a chave é olhar para o seu empreendimento. Avaliar as falhas e onde ele pode ser melhorado. Toda melhoria de processos, principalmente envolvendo automação, cortar gastos.

O objetivo do manejo inteligente é promover maior qualidade, facilidade e agilidade nas operações. Então, logo de início os processos se tornam mais rápidos, o que já economiza por si só.

Os erros que ocorrerem durante o manejo também são minimizados (ou eliminados) e sabemos que problemas no desenvolvimento das atividades geram custos.

A tecnologia traz economia, mas também traz aumento de lucratividade. Isso porque as soluções possibilitam aumentar a produção e a qualidade dos produtos oferecidos.

Tecnologia traz economia mesmo com soluções simples

Quando falamos em tecnologia talvez você esteja imaginando um sistema super complexo, automatizado e cheio de aparelhos eletrônicos. Isso, de fato, é tecnologia.

Mas quando estamos falando em pecuária, simples soluções trazem resultados absolutamente incríveis. Quer um exemplo? Bebedouros. Como você oferece água para os animais?

Muitas fazendas ainda fazem bacias de infiltração com direcionamento de água da chuva ou deixa o rebanho beber em lagos. Veja bem, essa água não é totalmente apropriada, pois ela contém muitas bactérias e os animais ficam doentes.

Outros empreendimentos rurais apostam em bebedouros convencionais, mas não possuem uma rotina de higienização. O resultado? O gado toma água que não atende um padrão adequado, fica doente e tem a tendência de ingerir menos massa seca.

Qual é o resultado direto de tudo isso? Prejuízo. Uma solução bem simples é apostar em bebedouros basculantes. Eles têm ótimo custo x benefício e são super fáceis de limpar.

Por que investir em tecnologia traz economia?

Conheça a Panucci

Você reparou como uma coisa extremamente simples pode agregar muito valor ao dia a dia na fazenda? Esse foi apenas um exemplo de muitos. Tecnologia é tudo que vem para melhorar o seu processo.

A Panucci é uma empresa que trabalha há anos no mercado da pecuária oferecendo soluções inteligente.

Conheça os seus produtos e veja como o investimento em tecnologia traz economia na sua própria fazenda!