“Gestão” é a palavra do século. Hoje em dia não há empreendedor que não tenha escutado que o gerenciamento de uma empresa, nos menores detalhes, é a chave para o sucesso. E, de fato, a gestão na pecuária trará resultados inimagináveis.

O que você entender por gestão? De forma bem simples, é o controle integral dos processos, sempre objetivando obter bons resultados através da otimização de atividades.

Um empreendimento desorganizado e que não conte com nenhuma ferramenta ou solução para apoiar os processos está fadado à falência. Uma pesquisa mostrou que mais da metade dos negócios fechados com menos de dois anos o fizerem pela falta de gestão.

Então, se você deseja que a sua fazenda prospere, não há como não investir em gestão.

Gestão na pecuária

Gestão na pecuária: manejo inteligente

A gestão na pecuária deve estar nos mínimos detalhes. Na organização dos fornecedores, no trato com os animais, na dieta do rebanho, na sistemática de pesagem, na gestão do solo, questões financeiras, enfim, TUDO!

Isso é aplicado para qualquer empreendimento. Todos os setores de uma empresa devem apostar em gestão para que haja um fluxo de trabalho, gerando economia de tempo e dinheiro eliminando etapas desnecessárias.

Quando estamos falando de pecuária o carro chefe é o trato com o rebanho, então, o gerenciamento de todos os processos envolvidos nesta questão é essencial.

É aí que entra o que chamamos de manejo inteligente: práticas diárias para otimizar e automatizar os processos de cuidado com o gado. Isso proporciona maior agilidade, simplicidade de operação, corte de gastos com mão de obra, economia e muito mais.

Essas práticas podem ser elencadas como uma base do gerenciamento dos animais e da propriedade.

Inclusive, o manejo inteligente não somente traz benefícios ao proprietário, mas, também, aos próprios animais (pois aumenta a qualidade de vida do rebanho) e ao meio ambiente (as boas práticas são mais sustentáveis).

Como a falta de gestão na pecuária prejudica os seus resultados

Você deve estar ciente que a gestão na pecuária afeta a lucratividade final do empreendimento. Mas como? Vamos a um exemplo muito simples: o curral.

Se você lida com gado precisa ter um curral (ou mais de um) em sua fazenda. Currais convencionais de madeira trazem muitos pontos negativos, como:

  • Inflexibilidade do layout

  • Manutenção periódica

  • Não é resistente

  • Não é durável

  • Não é ecologicamente correto

  • Não traz boas condições para o operário fazer o manejo do gado

E o que isso tem a ver com gestão na pecuária? Se você substituir o curral de madeira por um de concreto, por exemplo, você consegue desenvolver um layout personalizado e adequado ao gado (e, também, ao operador).

O resultado disso é: animais mais confortáveis e menos irritados. O bem-estar animal, por sua vez, faz com que o manejo do gado seja mais simples, pois é muito mais fácil lidar com animais tranquilos do que quando estão irritados.

O trato com o rebanho passa a ser mais ordenado (já que o próprio layout do curral irá proporcionar isso), será mais fácil aplicar vacinas e medicamentos, pesagem, dentre outras questões.

Ou seja, o manejo diário ficará mais organizado. Tudo o que prevê organização no dia a dia da fazenda corrobora para a gestão na pecuária.

Soluções semelhantes irão proporcionar organização, bem-estar animal, agilidade, simplicidade, economia de tempo, economia de dinheiro e muito mais.

Conheça os produtos da Panucci

Se você quer saber mais sobre soluções simples que podem ajudar na gestão de sua fazenda, conheça os produtos da Panucci.

A empresa trabalha há anos fornecendo equipamentos e estruturas para as fazendas (sejam elas grandes ou pequenas).

No site você pode ver todas as oportunidades para melhorar a gestão na pecuária em sua fazenda. Aposte naquilo que irá te retornar lucratividade.