Tudo em uma fazenda deve ser muito bem projetado. O curral, os troncos, os cochos, enfim, tudo deve ser estudado nos mínimos detalhes para promover um manejo inteligente. Dentre todos os pormenores, conhecer o Cocho para sal de concreto é importante.
Antigamente, praticamente todas as estruturas de uma fazenda eram feitas em madeira, mas o material pode não ser a melhor opção por uma série de fatores, os quais serão discutidos mais adiante.
A importância de um cocho bem estruturado e planejado é muito grande, pois influencia diretamente na dieta do animal. Quando não há uma instalação correta, isso pode prejudicar a alimentação das cabeças e o ganho de peso fica descontrolado.
O que é o Cocho para sal de concreto?
Assim como o nome já deixa claro, o Cocho para sal de concreto não é feito de madeira. Essa opção se tornou cada vez mais frequente nas fazendas, pois mostrou vantagens muito interessantes.
O formato é o mesmo, onde o tamanho e a disposição dependem das características do próprio gado (sexo, tamanho, tipo de lote, dentre outras particularidades).
Sobre a madeira, o bem natural tem se tornando raro nas estruturações em fazenda por diversos motivos, como:
-
Durabilidade
A durabilidade é bem mais baixa. A madeira é um material que deteriora ao decorrer do tempo, pois não é insensível ao intemperismo (sol, chuva e umidade, por exemplo).
-
Problemas com cupim
Os cupins são uma grande praga e se alimentam da madeira. A estrutura fica oca e perde totalmente a sua função. Além disso, é realmente trabalhoso aplicar produtos que evitem os bichinhos.
-
Legalidade do material
Infelizmente, o Brasil é um dos países – se não o mais – que mais usa madeira ilegal. É realmente difícil de ter esse controle e, inclusive, muitos fazendeiros extraem madeira de suas propriedades para construir suas estruturas.
Mas isso é extremamente perigoso, pois – além da própria questão ambiental envolvida – é muito fácil identificar onde houve supressão de vegetação (uma simples pesquisa no Google Earth pode provar que houve retirada de árvores).
Isso traz sérias implicações, incluindo multa e a necessidade de desenvolver um projeto de recompensação ambiental.
Então, caso seja da sua opção escolher um cocho de madeira, SEMPRE se certifique de que o material é legalizado.
Quais as vantagens do Cocho para sal de concreto?
Entendendo o porquê de a madeira não ser mais o principal material dos cochos, veja as principais vantagens do Cocho para sal de concreto:
-
Altura regulável
-
Não apodrece – o máximo que pode acontecer é o concreto desgastar em lugares com muito chuva, mas isso não o inviabiliza tão cedo (aliás, vão anos e anos)
-
Mais barato que o de madeira – quando você compara com madeira legalizada, o valor é muito menor
-
Não dá manutenção – não é necessário passar produtos ou verificar se está havendo ação de cupins, por exemplo
-
Ecologicamente correto – como já citado, há um grande problema com supressão de árvores
Conheça a Panucci
A Panucci é uma fornecedora de soluções para pecuária, que visa o manejo inteligente, prático, fácil, ágil e econômico. Quem pensa em tecnologia e lucratividade, pensa em equipamentos e estruturas bem projetadas!
Hoje, a concorrência está cada vez mais acirrada, então é fundamental agregar valor e qualidade ao seu produto. No site da Panucci você encontra várias soluções além do cocho de concreto.
A empresa também oferece currais, galpões e muito mais! Acesse o site e veja como é possível investir em estruturas que irão otimizar os processos do dia a dia no campo. Lá você também encontra o Cocho para sal de concreto.