A maioria das fazendas antigas apostam em currais de madeira, muitos feitos com material da própria propriedade. Entretanto, o curral de concreto tem mostrado um desempenho bem mais interessante.
Quando o assunto é segurança e otimização de processos no ramo da pecuária, é sempre interessante ficar atento. Então, se você está pensando em substituir o seu curral (ou até mesmo ainda não ponderou sobre isso), fique atento às tendências.
Para quem ainda não construiu a estrutura e está buscando opções, a versão em concreto é uma ótima oportunidade para quem está buscando custo x benefício.
Quais as diferenças entre o curral de manejo e concreto?
Não precisamos discorrer muito sobre as diferenças entre curral de concreto e curral de madeira, não é mesmo? O material é diferente, mas isso traz grandes mudanças para o curral.
Apesar de a madeira ser um clássico, nem sempre ela irá se mostrar a melhor opção, principalmente se a espécie do tronco não for apropriada para o uso ao ar livre (não são todas as árvores que servem para fazer estruturas).
A seguir nós identificamos os principais pontos sobre as vantagens de optar pelo concreto.
Quais os benefícios do curral de concreto?
Sabendo a diferença entre os dois tipos de currais, conheça os principais benefícios do curral de concreto.
-
Durabilidade
O primeiro ponto é, obviamente, a questão da durabilidade. A madeira é um material com uma durabilidade muito menor, principalmente pelo fato de ficar exposta ao ambiente.
O tronco deteriora, pode dar cupim e sofre muito com as adversidades climáticas (como variação de temperatura). Isso não ocorre com o concreto, que dura por muitos anos.
-
Mais resistente
A resistência do curral de concreto também é bem mais elevada. Animais estressados podem acabar quebrando o curral para escapar e no caso da madeira isso é bem possível.
Por uma questão de segurança (dos operários e dos próprios animais) é essencial investir em um sistema mais resistente.
-
Não depende da oferta de madeira
A madeira é um bem natural. Há regiões que possuem muitas árvores que servem para curral e há outras que apresentam escassez. Nesse último caso, o preço da madeira é bem elevado e provavelmente você estará adquirindo um material de má qualidade.
-
Não há o risco de usar material ilegal
É muito importante que você esteja ciente da procedência da madeira, seja para fazer o curral ou qualquer outra coisa. NÃO aceite trabalhar com madeira ilegal.
O mercado ilegal é muito forte em algumas regiões e o preço se torna atrativo, mas é possível optar pelo curral de concreto, que sempre será legal!
-
Instalação mais adequada
Quando a estrutura é feita de concreto é possível dimensioná-la da forma que desejar, não sendo necessário se adaptar ao tronco. Há como fazer diferentes designs que fiquem mais apropriados à sua fazenda.
-
Características visuais
E, claro, também há a questão visual. A estrutura de concreto é padronizada e isso traz um visual bem mais clean.
Onde adquirir
Se você deseja fazer um curral de concreto bem feito e que realmente atribua à fazenda todos os benefícios citados anteriormente, é fundamental contar com um fornecedor de confiança.
A Panucci Pré-Moldados atua há mais de 30 anos no mercado e seu foco é no setor pecuário. Então, se você tem um projeto de curral em mente, consulte os seus serviços.
Além do curral de concreto também oferecem outros serviços e produtos que irão agregar tecnologia à sua fazenda.