Existem diferentes tipos de currais e, dentre eles, o curral para leilão. Essa modalidade, como o próprio nome já diz, é focada no gado que será leiloado, ou seja, exposto para todos aqueles que desejam fazer um lance.
Então, é importante que a estrutura não tenha o mesmo layout de um curral convencional, pois, dessa forma, todos os animais acabaram se misturando e isso não é ideal para a visualização.
Pensamento apenas nos currais para leilão, ainda há diversas formas de construí-lo. Fazendas que têm como essa uma de suas principais atividades deve pensar, e muito bem, de que forma irão fazer isso. Acompanhe-nos para descobrir a melhor opção!
Curral para leilão: Substitua a madeira pelo concreto
Como já dito anteriormente, o próprio curral para leilão possui as suas particularidades. Sobre a matéria-prima, há duas que são comumente encontradas nas propriedades rurais: madeira e concreto.
As estruturas de madeiras são mais convencionais e normalmente são resultados de construções antigas, feitas anos atrás. Já o curral de concreto aparece em empreendimentos que buscam soluções mais inteligentes.
Se você ainda possui a estrutura de madeira (seja em currais de leilão ou em qualquer outro tipo) é muito interessante que você continue nos acompanhando para entender quais são as implicações dessa escolha.
Muito mais duradouro e resistente
Os primeiros pontos a serem considerados são a resistência e durabilidade. O curral para leilão de madeira possui baixo desempenho nesses dois parâmetros.
Além de a madeira ser naturalmente menos resistente e duradoura, essas propriedades se mostram ainda mais defasadas com o passar do tempo. O material natural não resiste às ações do tempo (como chuva, umidade e sol).
Outro contraponta dessa escolha são os agentes biológicos que podem atingir a madeira, como cupins e outros animais. Para tentar manter as características estáveis, é necessário sempre estar fazendo a manutenção.
As queimadas também precisam ser pontuadas, pois, infelizmente, elas podem ocorrer em épocas de seca e o curral pode ser totalmente consumido pelas chamas. Nenhum desses problemas atinge o concreto!
Curral de baixo custo
E talvez você possa pensar que o curral para leilão de concreto tenha um valor altíssimo, mas a relação de custo x benefício é bem mais interessante.
Primeiramente, se você está pensando em fazer um curral com madeira proveniente de extração legal, saiba que o valor é bem elevado.
Muitos fazendeiros retiram árvores de suas próprias propriedades para fazer diversas construções no empreendimento, entretanto, isso é extremamente perigoso.
Além das questões óbvias com o meio ambiente, hoje em dia é muito fácil detectar via satélite onde houve supressão vegetal. O dono da propriedade irá responder por isso e as consequências são bem sérias.
O concreto é mais barato, seguro e funcional!
Curral para leilão: imprescindível a funcionalidade
As estruturas de concreto bem desenvolvidas são planejadas para aumentar a funcionalidade do curral para leilão.
Então, além de todos os benefícios provenientes da matéria-prima em si, optar por empresas especializadas nesse tipo de trabalho proporcionará grandes resultados nas questões de logística e funcionalidade.
Economia, tecnologia e profissionalismo: conheça os currais da Panucci
Como acabamos de falar, quando o curral para leilão é instalado por profissionais você tem direito a um projeto personalizado que atenda as particularidades de sua própria fazenda.
Os benefícios de ter um projeto exclusivo são diversos. Além de tudo o que já foi citado, boas estruturas passarão credibilidade ao leilão e aos seus animais.
Faça um orçamento agora mesmo para o seu curral para leilão na Panucci, uma empresa que oferece soluções para o setor pecuário há muitos anos e possui renome nesse mercado.