O mata-burro é um recurso necessário, mas, infelizmente, quando não projetado de forma correta pode causar vários acidentes. Se você trabalha há tempos em fazendas de animais, sabe que eles podem ficar presos e podem até mesmo quebrar a perna.

Além da dó enorme do animal preso, há todo o trabalho de tirá-lo da estrutura, sendo necessário muitas vezes destruí-la. Como acabar de vez com esse problema, já que é realmente preciso ter essa ferramenta para que o gado não fuja?

Hoje existem os chamados mata-burros inteligentes. É uma estrutura que evita esse tipo de acidente e que ainda se mostra totalmente eficiente, mantendo os animais dentro das propriedades.

O mata-burro é realmente necessário?

Mata Burro Inteligente: alta Resistência

Primeiramente, antes de prosseguir sobre o mata-burro inteligente, tudo o que será ressaltado aqui é considerando um bom fornecedor, caso contrário, todas as características (principalmente benefícios) serão prejudicadas.

Mas voltando às características dos mata-burros inteligentes, algo notável é a questão da resistência. Eles são feitos de concreto, material que aguenta cargas muito maiores que a madeira (eventualmente utilizada para essa finalidade).

A alta capacidade suporta até mesmo os veículos de carga mais pesados, como treminhão, bitrens, caminhões fora de estrada e canavieiros.

No caso da madeira, ela é totalmente instável e com o passar do tempo começa a se deteriorar a sua resistência cai consideravelmente, tornando-se inviável em diversas situações.

Fácil Instalação

Outro ponto positivo é a fácil instalação do mata-burro inteligente. Ao contrário da madeira, a estrutura já é pré-moldada e basta instalá-la onde desejar.

Seus tamanhos são personalizáveis de acordo com a via de sua fazenda, de forma a atender todas as necessidades.

Há fornecedores que oferecem medidas pré-definidas, mas no caso dos mata-burros isso não é um grande obstáculo, pois as vias costumam ter tamanho padrão (mesmo em fazendas).

Não é preciso manutenção ou trocas constantes

Se você possui um mata-burro de madeira em sua fazenda e ele foi instalado há tempos, provavelmente deve estar ciente da periodicidade de troca.

Como já foi dito anteriormente, a madeira acaba estragando devida sua exposição ao sol, chuva e umidade (além das cargas). Então, por uma questão de segurança, é necessário realizar a manutenção sempre.

Isso não é necessário nos mata-burros feitos em concreto, pois esse material possui alta durabilidade, não estraga e o objetivo é que seja instalado apenas uma vez.

Sustentável

Outro ponto que é muito importante ser analisado é a questão da sustentabilidade.

Além de não usar madeira, as valas construídas para a instalação da estrutura são menores e isso evita o risco de erosão.

Sobre a madeira, é muito importante salientar que não é permitida sua retirada, mesmo que seja de sua propriedade, sem a devida autorização ambiental.

Para quem compra madeira de terceiros, tome muito cuidado, pois ela também pode vir de fontes ilegais.

O mata-burro é realmente necessário?

Mata Burro Inteligente: ótimo custo x benefício

E o melhor de tudo é, obviamente, avaliar todas essas vantagens e ainda concluir que o custo x benefício dessa estrutura é ótimo. É claro que isso depende de fornecedor para fornecedor, mas há muitas opções interessantes no mercado hoje em dia.

A Panucci, por exemplo, atua há anos com soluções voltadas para a agropecuária e oferece estruturas de altíssima qualidade e custo x benefício. Além de mata-burros inteligentes, conta com currais, galpões, bebedouros, dentro outros produtos.

Não deixe de investir em sua fazenda e no bem-estar dos animais (além de corroborar com o meio ambiente). Adquira um mata-burro inteligente e acabe com acidentes e gastos com manutenções desnecessários! Acesse o site da Panucci para mais informações.