A categoria de Terminação, também chamada de Engorda, é uma das etapas fundamentais da criação de bovinos, pois está relacionada à produção do gado de corte (um dos segmentos mais significativos no Brasil).

Manter o controle da criação do rebanho (seja no regime de cria, recria, engorda ou confinamento) é essencial para manter a gestão da produção e, assim, ver resultados mais promissores.

É ainda mais importante manter uma sistemática quando há vários tipos de regime na mesma fazenda (algo bem comum inclusive). Hoje o mercado traz várias possibilidades para fazer esse acompanhamento de forma prática, fiel e segura.

A pecuária está entrando na sua Era 4.0 e aquelas fazendas que não buscavam se automatizar – mesmo que na medida do possível – acabaram ficando para trás.

Entenda a Terminação

Mas, antes de prosseguir, entenda um pouco mais sobre o que é o segmento de Terminação do gado. Esse procedimento nada mais é do que trabalhar com o animal para que ele atinja o peso ideal, considerando o valor da carcaça.

Biologicamente falando, esse regime se dá em uma fase onde o crescimento do animal não é tão eficiente como ocorria na cria e na recria. Isso porque conforme o animal cresce, sua facilidade em ganhar peso diminui.

O ganho de peso não passa a ser mais estrutural e muscular, mas, sim, de tecido adiposo (assim como acontece com os seres humanos).

Considerando que a gordura é menos eficiente que a massa magra em questões de ganho de energia, isso pode ser problemático.

Ou seja, quanto mais tecido adiposo o animal tiver, maior a exigência de energia para o ganho de massa magra. Consequentemente, o custo por arroba acaba aumentando.

É por isso que boas práticas no momento de Terminação são essenciais para diminuir os gastos na criação do gado. Nesse momento, a alimentação adequada, bem como a vacinação e medicamentos, são etapas CRUCIAIS.

Além disso, promover uma vida saudável ao animal, com menos estresse possível, também corrobora para o ganho de peso ideal. Mais uma vez, assim como os humanos, altas cargas de estresse atrapalham o desenvolvimento muscular.

Como medir a fase de Terminação

O segredo para medir a fase de Terminação e avaliar o desenvolvimento do gado é acompanhar a pesagem de forma precisa. Hoje em dia, infelizmente, muitos fazendeiros ainda realizam essa etapa de forma bem arcaica.

Metodologias ultrapassadas e nada precisas corroboram para erros e também dificultam as interpretações dos resultados. Por isso, contar com ferramentas tecnológicas nesse momento é fundamental.

A balança eletrônica, por exemplo, é uma tecnologia desenvolvida pensando em medir com precisão os animais que seguem o segmento de Terminação.

Isso porque a ferramenta consegue avaliar até mesmo o peso da carcaça do animal, sendo possível descobrir qual é o real desempenho do rebanho.

Invista no Manejo inteligente do seu gado

Hoje em dia é fundamental que você invista no que é chamado de Manejo inteligente. São boas práticas associadas às ferramentas do mercado, que podem ou não envolver tecnologia.

O que as soluções têm em comum é a busca pela melhoria de processos nas operações da fazenda, de modo a proporcionar corte de gastos, maior facilidade de operação, eficiência, lucratividade, bem-estar animal e muito mais.

Muitas vezes, algo que parece bem simples, como um cocho, faz total diferença no desenvolvimento do seu gado no processo de engorda. Ter essa ciência é o primeiro passo para a mudança!

Se você quer encontrar equipamentos e soluções que subsidiem um bom processo de Terminação e todos os outros, acesse o site da Panucci e conheça seus produtos!