Você já parou para pensar como a pecuária de hoje está diferente do que víamos a 10 anos atrás? A indústria vem passando por uma revolução e se encontra no início da sua era 4.0.

O que isso significa? Que a indústria da agropecuária está cada vez mais inserindo novas tecnologias e equipamentos automatizados para o dia a dia na produção.

Infelizmente, fazendas que não acompanham esse desenvolvimento acabam ficando para trás, pois não conseguem se manter competitivas (considerando preço e qualidade) perante os empreendimentos que apostam na inovação.

Então, se você quer estar por dentro das tendências da pecuária de hoje, deve entender que algumas mudanças estão se tornando inevitáveis. Mas, claro, sempre há desafios e muitas propriedades não passarão por essa transição facilmente.

Equipamentos para manejo inteligente na pecuária de hoje

A pecuária de hoje trabalha, principalmente, com algo chamado de Manejo Inteligente. São práticas aliadas à equipamentos, ferramentas e acessórios que viabilizam o dia a dia operacional da fazenda de forma mais eficiente.

Até hoje há muitos empreendimentos que ainda apostam em métodos arcaicos e que não trazem bons resultados, sendo isso exatamente o oposto do manejo inteligente.

As frentes de estudos buscam técnicas que ajudem os colaboradores a elaborar os mesmos procedimentos, porém em menos tempo e, muitas vezes, com menos mão de obra.

Além da economia clara de tempo e dinheiro, o manejo inteligente também aumenta a produtividade, então há ganho de todas as frentes.

Outro ponto muito importante sobre as tendências da pecuária de hoje é a preocupação com o bem-estar animal. Os consumidores estão cobrando cada vez mais uma ação humanizada com o gado.

As novas tecnologias buscam isso também, de modo que os animais tenham maior qualidade de vida. Além da questão ética e moral de apostar nesse viés, também é muito interessante porque a produção também aumenta!

É fácil entender que animais estressados e irritados produzem menos, pois a tensão libera hormônios prejudiciais (isso ocorre com os humanos também).

E, além disso, há a questão de que animais mais tranquilos são mais fáceis de serem manejados, o que corrobora ainda mais para a agilidade nos processos.

Como a alta tecnologia ajuda na pecuária de hoje

A alta tecnologia na pecuária de hoje vem atrelada à indústria 4.0, onde soluções automatizadas e conectadas estão tomando os grandes empreendimentos.

De fato, esse tipo de investimento acarreta benefícios inestimáveis, incluindo maior produtividade, melhoria de processos, menores chances de falhas, processos mais seguros, corte de gastos e, claro, aumento da lucratividade.

É claro que não são todas as fazendas que podem revolucionar a estrutura de uma hora para outra, mas muitas coisas podem ser implementadas separadamente.

O processo não será automatizado como um todo, mas com certeza trará resultados significativos. Conforme o empreendimento for percebendo essa lucratividade e ganhando espaço no mercado, novos investimentos podem ser feitos.

O importante é sempre tentar buscar possibilidades mais inteligentes e notar que determinado investimento não é um gasto, mas, sim, uma forma de obter maiores lucros.

Aposte na lucratividade com as soluções da Panucci

Se você deseja incrementar o dia a dia operacional da sua fazenda com soluções que melhorem a performance do gado, então o lugar certo é na Panucci.

A empresa trabalha há anos no ramo e sempre vem inovando com tecnologias simples, porém extremamente eficientes. O objetivo é promover processos de qualidade, seguros e mais baratos.

Quer saber mais como a Panucci e a pecuária de hoje andam juntas? Acesse o site e confira todos os produtos disponíveis!