Se você cria gado deve estar ciente de que a suplementação durante o período chuvoso é distinta dos dias de seca. Caso você esteja pensando em começar no ramo da pecuária, saiba que entender sobre esses detalhes é essencial.

A alimentação do gado é basicamente a principal coisa para que ele se desenvolva da forma esperada. A nutrição desempenha papel fundamental na produtividade de leite, na qualidade da carne, na taxa de prenhez, na engorda, enfim, tudo!

Então, quanto mais você conhecer sobre o tema e mais basear-se nas boas práticas de alimentação, maior será a saúde do seu gado e mais facilmente ele baterá as metas estipuladas pela sua fazenda.

Como é a suplementação durante o período chuvoso

A suplementação durante o período chuvoso deve ser diferente do período de seca. Durante as chuvas, os animais conseguem alcançar o peso médio de 400 gramas por dia de ganho.

Sendo assim, qualquer suplementação deve ser avaliada com muita cautela para que o gado se mantenha na meta de forma saudável. Apesar de esse “custo a mais” parecer não compensar, os resultados são promissores.

Isso porque é possível acrescentar até 200 gramas no peso do animal por dia, consequentemente, o período de engorda será menor. Ou seja, no final das contas, o valor acaba sendo menor porque você economiza tempo.

A suplementação durante o período chuvoso pode ser feita com o chamado Sal Proteico caso a pastagem esteja com baixos valores de Proteína Degradável no Rúmen (PDR).

Isso normalmente acontece em pastagens de braquiárias que não estão devidamente adubadas com o nitrogênio e/ou em solos de pouca fertilidade.

Em casos de outras situações e solos, há a possibilidade de aplicar o energético protéico na sua forma concentrada.

Uma dica é que a fonte de Proteína Degradável no Rúmen fosse de degradação lenta, de modo a melhorar e favorecer a síntese microbiana. Uma opção desse tipo de produto é o farelo de semente de girassol, soja, algodão, dentre outros.

Suplementação durante o período chuvoso: como saber qual é a ideal

Você já conseguiu entender que a suplementação durante o período chuvoso é diferente e que algumas estratégias podem favorecer a engorda e o seu gado.

Mas, de fato, há muitas metodologias que podem ser seguidas. Sendo assim, é importante avaliar o seu gado pontualmente, verificar quais são as ferramentas disponíveis no momento, bem como as informações que ajudem a identificar a melhor opção.

Avalie no mercado quais são os tipos de suplemento e até mesmo, se necessário, fazer uma análise do solo para saber qual é o real potencial nutricional do que cresce nele.

Quanto mais informações buscar, melhor! Lembrando que nada substitui uma conversa com um especialista do assunto, que poderá avaliar pontualmente seu caso para propor soluções.

Também é importante apostar em equipamentos que subsidiem a alimentação e hidratação correta do gado, como cochos e bebedouros basculantes. É essencial unir a suplementação durante o período chuvoso com manejo inteligente.

Conheça a Panucci

Falando sobre Manejo Inteligente, a Panucci é uma empresa que trabalha com soluções eficazes e acessíveis para fazendas que desejam investir em novas técnicas.

Pequenos detalhes fazem a diferença no dia a dia do gado, principalmente quando estão relacionados com a nutrição e alimentação. A Panucci, por exemplo, é fornecedora de cochos e bebedouros que ajudam no desenvolvimento do gado.

Sabendo a suplementação durante o período chuvoso e quais soluções inovadoras apostar, com toda a certeza os animais irão bater as metas de engorda e produtividade, proporcionando maior lucratividade para a fazenda como um todo.