Se você deseja agilidade, praticidade e bons resultados para o seu rebanho, com toda a certeza você pode considerar o curral de concreto, pois essa estrutura traz mais resultados do que você pode imaginar.

Na grande maioria das fazendas, os currais ainda são feitos em madeira, bem como galpões, cochos e até mesmo bebedouros. Entretanto, usar esse material traz uma série de desvantagens. Nem sempre o clássico é bom!

E, infelizmente, muitos fazendeiros ainda são conservadores, com o pensamento de que enquanto algo está funcionando não há a necessidade de trocá-lo.

Aos poucos essa mentalidade está mudando, ainda mais que a pecuária 4.0 está praticamente forçando os empreendimentos rurais a se posicionarem quanto às inovações. Sem elas, não é possível ganhar competitividade no mercado.

Quais são os benefícios do curral de concreto

A melhor maneira de entender quanto o curral de concreto pode se mostrar interessante para a fazenda é através de seus benefícios – que são muitos. Confira os principais:

  • Durabilidade

Primeiramente, o concreto é muito mais durável que a madeira. O material natural sofre muito desgaste com o tempo por conta do intemperismo (sol, chuva, umidade e até mesmo agentes biológicos).

Para conseguir prorrogar a vida útil da madeira são necessárias sucessivas manutenções, o que acarreta em perda de tempo e dinheiro.

  • Resistência

O curral de concreto é bem resistente e não há como o animal, mesmo que em um ímpeto de raiva, consiga quebrar alguma estrutura para fugir do curral. Isso, inclusive, é fundamental para promover maior segurança para os envolvidos.

  • Layout mais flexível

Com o concreto é possível fazer uma série de formas e estruturas, algo que fica bem limitado com a madeira. Um design inteligente não traz apenas questões estéticas, mas melhores condições de manejo do animal também.

  • Sustentável

Infelizmente, a extração ilegal da madeira ainda acontece e muitas propriedades ainda cortam árvores da propriedade. Entretanto, além das questões ambientais, hoje em dia é muito fácil descobrir a supressão vegetal.

Uma simples consulta da imagem da propriedade via satélite consegue avaliar se houve ou não o corte de árvores.

Apostar nas estruturas concretadas é uma forma mais sustentável e barata de colocar as construções de pé.

Veja bem, conter partes de madeira no curral não é um grande problema, mas a base da estrutura de concreto é mais segura e proporciona todos os benefícios supracitados.

Rapidez e agilidade: o curral de concreto atende essa demanda

Agora que você sabe das principais vantagens do curral de concreto deve estar se perguntando quanto tempo demora para construir um desses em sua fazenda.

Por ser de concreto, é comum pensar que a obra demora bastante, mas se você souber apostar na empresa certa, saiba que a instalação é feita rapidamente.

Os currais de concreto possibilitam uma obra extremamente rápida e ágil. Em pouco tempo será possível descomissionar o antigo curral e começar a usar o novo.

Além dos benefícios do material em si que você irá usufruir, essa escolha também promoverá o bem-estar animal (algo que tem ganhado cada vez mais importância nos dias de hoje).