O quanto você investe em inovação na sua fazenda? Pequenas soluções, por mais preciosismo que pareça, promovem grande economia, eficiência e lucratividade no empreendimento. Nesse cenário, saber escolher o melhor mata burro para a proteção do gado é um diferencial que você deve apostar.

O manejo inteligente da sua propriedade rural está, claro, nos grandes processos, mas, também, nos pequenos detalhes. Pequenos investimentos conseguem agregar muita eficiência no dia a dia do manejo com o gado.

No final de tudo, a lucratividade é o resultado final de todo esse investimento. Apesar disso, ainda há muito receio (principalmente dos fazendeiros mais tradicionais) em trocar certas estruturas que, em tese, mostram bons resultados.

Isso não se aplica somente ao mata burro para a proteção do gado, mas, também, cochos, bebedouros, apartadores e muitas outras ferramentas.

Qual o melhor mata burro para a proteção do gado?

O melhor mata burro para a proteção do gado é o feito de concreto, material muito mais vantajoso que a madeira. Aliás, a tendência é que a grande maioria das instalações, equipamentos e ferramentas confira as vantagens:

  • Maior resistência

É muito importante que o mata burro seja resistente, pois a segurança do animal e até mesmo dos carros que passam pela estrada dependem disso. A madeira pode romper a qualquer momento e as consequências podem ser bem graves.

  • Durabilidade e manutenção

A durabilidade da madeira também deixa a desejar, sendo necessárias sucessivas manutenções para que o mata burro se mantenha seguro.

  • Eficiente

A estrutura de concreto consegue ser mais eficiente, pois o desenho do mata burro se torna mais flexível.

  • Sustentável

A madeira é um material muito polêmico pela questão da extração ilegal. Infelizmente, o corte ilegal de árvores ainda é algo recorrente. Nesses casos, a madeira acaba sendo vendida mais barata, entretanto, mesmo com o preço mais baixo do que a legalizada, o concreto ainda sai mais em conta.

Agora, ainda é comum que os próprios proprietários façam o corte de árvores. Essa é uma ação totalmente não recomendada, pois, além das questões ambientais, é muito fácil identificar o corte de árvores hoje em dia.

Simples imagens de satélite conseguem acompanhar a supressão de vegetação. A extração ilegal da madeira é crime e as consequências são graves.

  • Segurança

Principalmente pela questão da resistência e possibilidade de fazer um desenho mais preciso, o melhor mata burro para a proteção do gado é o de concreto.

O melhor mata burro para a proteção do gado também não sofre com incêndios

Infelizmente, incêndios são recorrentes nas fazendas, principalmente em época de seca. Estruturas feitas em madeira podem acabar sendo destruídas no fogo. Esse é mais um dos motivos dos mata burros serem uma opção mais segura quando feitos em concreto.

Aliás, é muito interessante optar por estruturas de concreto de modo geral, pois também evitam que o fogo se alastre (pode parecer exagero, mas certas queimadas atingem propriedades inteiras).

Diante tudo isso, não há como não reconhecer que o melhor mata burro para a proteção do gado é a opção de concreto.

Conheça os mata burros inteligentes da Panucci

A Panucci é uma empresa que trabalha há anos nesse mercado e oferece soluções para melhorar o desempenho da sua fazenda de modo geral.

Dentre diversas estruturas e equipamentos, os mata-burros inteligentes de concreto são o que você precisava para manter o seu rebanho protegido dentro da sua propriedade.

Para saber mais sobre o melhor mata burro para a proteção do gado, conheça mais sobre o mata burro inteligente da Panucci. Acesse o site e sane todas as suas dúvidas pela plataforma ou atendimento.