Ainda hoje há muitas fazendas que utilizam majoritariamente estruturas, ferramentas e acessórios de madeira, incluindo os cochos. Entretanto, as vantagens dos cochos de concreto são enormes e isso tem chamado a atenção.

A madeira foi, por séculos, um dos únicos materiais disponíveis e viáveis para fazer currais, galpões, cochos, bebedouros, troncos, apartadores e muitas outras coisas necessárias ao funcionamento de uma propriedade rural.

Mas a ciência dos materiais traz, a cada dia, novas soluções e compostos que trabalham de forma sinergética para promover maior resistência, durabilidade e economia. Quem não aposta nessas inovações acaba ficando para trás.

Vantagens dos cochos de concreto: por que a madeira não é uma boa opção

Antes de prosseguir com as vantagens dos cochos de concreto, é preciso fazer algumas considerações sobre a madeira em si. O material, apesar de clássico, apresenta uma série de problemas:

  • Resistência

A resistência da madeira não é muito alta, principalmente quando o material fica exposto ao sol, chuva e outros agentes do intemperismo (como normalmente ocorre em uma fazenda).

  • Durabilidade

A questão da durabilidade deixa a desejar. Para que a madeira tenha maior vida útil são necessárias sucessivas manutenção com verniz e selantes.

  • Agentes biológicos

O cupim é o pesadelo da madeira e sabemos que é difícil evitar. Eles se alimentam da matéria, deixando-a oca. Consequentemente, a resistência cai consideravelmente e o tronco se torna, muitas vezes, inútil.

  • Queimadas

Em épocas de seca as queimadas são preocupantes. Infelizmente, não é incomum que estruturas feitas em madeira sejam consumidas pelas chamas. Quanto menos construções de madeira houver, mais segura a fazenda estará.

  • Legalidade

Ainda há muita compra de madeira ilegal (e há até casos de proprietários que cortam árvores sem as devidas autorizações) para construir os equipamentos e instalações da fazenda.

Não é nem preciso ressaltar que isso não é correto e não deve acontecer! Caso efetivamente opte pela madeira, assegure-se de que a extração é regulamentada.

  • Custo x benefício

Por fim, a relação de custo x benefício da madeira não compensa. Ao optar por material legalizado, o preço da tora acaba saindo bem mais caro que o do concreto. Ou seja, não há muitos motivos para escolher essa opção.

Por fim: as vantagens dos cochos de concreto

Dito tudo isso, fica fácil entender quais são as principais vantagens dos cochos de concreto. Entretanto, há ainda alguns quesitos que podem ser acrescentados.

O concreto não abriga cupins ou outros micro-organismos, sendo assim, praticamente não há chance de contaminação da ração do gado. O concreto é fixo, resistente e pode ser moldado de diversos tamanhos e formatos.

Outra das vantagens dos cochos de concreto é a questão da umidade. A madeira retém umidade e isso acaba passando para a ração que, por sua vez, também se vê prejudicada por isso.

Se a ração tem suas propriedades influenciadas, o gado acaba sofrendo com isso também. Então, é preciso apostar em soluções que mantenham a integridade do alimento do gado.

Conheça as soluções da Panucci

A Panucci é uma empresa que trabalha há anos no mercado de soluções para a pecuária. Seu objetivo é democratizar o manejo inteligente, seja para grandes ou pequenos produtores.

Conta com cochos de concreto, bebedouros basculantes e muitas outras estruturas e instalações. Os materiais são de altíssima qualidade, promovendo uma das melhores relações de custo x benefício do mercado.

Sabendo das vantagens dos cochos de concreto e onde adquirir novas soluções, acesse o site da Panucci e faça agora mesmo um orçamento personalizado para a sua fazenda! Invista na sua própria lucratividade.