Seja na pecuária leiteira ou de corte, manter os animais confinados em um curral é uma excelente opção quando se deseja potencializar a produção e, consequentemente, aumentar os lucros. Contudo, há quem ainda fique na dúvida sobre o por que usar curral de gado.

Se você é um deles, continue lendo esse post e descubra qual o papel dessa estrutura no seu processo de produção. E quais vantagens ele pode oferecer!

Curral de gado – Para que serve?

O curral é basicamente uma instalação feita para alojar o gado e, com isso, garantir a correta execução das operações de manejo que envolve desde marcação, até castração, pesagem, vacinação, embarque entre outras.

Por que usar curral de gado?

Muitos não sabem, mas esta é uma estrutura pode oferecer inúmeras vantagens tanto para quem trabalha, quanto aos animais.

Além de garantir que as atividades de manejo sejam realizadas com mais tranquilidade e segurança, usar esse tipo de instalação também proporciona benefícios como:

·         Eficiência produtiva

O confinamento desses animais em um curral faz com que tanto o gado de leite, como o de corte, tenha sua capacidade de produção aumentada. Ou seja, utilizando o curral, o pecuarista consegue elevar a produção de leite por suas vacas bem como encurtar o tempo necessário para o abate do gado de corte.

·         Reduz o stress do animal

Como as operações de manejo são efetuadas da forma mais tranquila possível, o gado tem o seu nível de stress reduzido. E, assim, é possível melhorar a qualidade de vida do animal. Inclusive, para quem trabalha com gado de corte, o uso de curral também contribui para melhorar a qualidade da carne.

Atualmente existem diferentes tipos de currais, desde os modelos mais convencionais, até currais anti-stress, assim como currais para leilão entre outras versões.

Gostou do post? Agora que já sabe por que usar curral, veja qual modelo melhor atende a sua demanda. E instale essa estrutura para intensificar sua produção.