Você já se perguntou por que o curral é tão importante e por que ele deve ser bem desenvolvido para facilitar o manejo dos animais? Se você é produtor rural e lida com gado, não deixe de ler esse artigo para ficar por dentro de tudo.

Normalmente os currais são construídos de madeira e, muitas vezes, a estrutura não é substituída, mesmo que já esteja demonstrando sinais de deterioração.

Além do mais, as dimensões do curral devem ser bem pensadas e projetadas, pois isso influencia diretamente na logística. Nesse artigo levantaremos os principais pontos sobre o assunto, acompanhe!

Entenda por que o curral é tão importante

O por que o curral é tão importante pelo fato de ser indispensável na bovinocultura. A estrutura torna-se a base do manejo dos animais. A construção pode ser levada de forma generalizada, mas há certas diferenças de acordo com a criação.

Por exemplo, o curral para vacas leiteiras não precisa ser tão resistente quanto os currais que abrigam bois que possam vir a ficar ariscos. É claro que, se possível, apostar em uma estrutura resistente é uma questão de segurança para os dois casos.

Mas, afinal, quais são as reais funcionalidades de um curral na pecuária? Os principais objetivos são:

  • Local onde aplicam a vacinação

  • Permite a realização de apartação

  • Local de marcação de gado

  • Descorna

  • Onde são realizados os exames ginecológicos

  • Local para a castração

  • Onde é feita a pesagem dos animais

  • Podem ser realizadas pequenas cirurgias

  • Onde é feita a inseminação artificial

  • Embarque e desembarque dos animais

Sobre sua alocação, o ideal é que seja instalado em um terreno plano, no máximo levemente ondulado. Isso evita que o proprietário precisa terraplanar o local, pois não é bom deixar os animais em um terreno irregular, principalmente quando não estão livres.

Também é interessante que o terreno seja plano, mas que possua uma leve caída pela questão da drenagem da água. Se as chuvas empossarem o curral isso irá atrapalhar a mobilidade do gado.

Também é importante que o curral seja alocado nas proximidades do pasto, isso evita o deslocamento a grandes distâncias. Fazendas com muitas cabeças de gado podem apostar em mais currais.

Uma possibilidade – muito interessante – por sinal, é optar pelos currais móveis.

Por que o curral é tão importante no manejo inteligente?

Por que o curral é tão importante? Porque ele facilita o manejo inteligente, que são boas práticas para otimizar todos os processos de trato com animais. Quanto melhor desenvolvida a estrutura, maiores serão os benefícios.

A construção pode ser feita utilizando somente um tipo de material ou materiais combinados para promover mais sinergia à estrutura.

Para finalizar, todo o curral deve ser coberto e possui espaço suficiente para que os colabores consigam trabalhar sem correr nenhum risco. Pode ser coberto com concreto pré-moldado, madeira ou telhas, por exemplo.

É interessante considerar que os materiais possuem valores e preços diferentes. Apostar em materiais mais duráveis é uma opção muito mais inteligente e segura, mesmo que isso signifique gastar mais dinheiro.

Por que o curral é tão importante?

Conheça a Panucci – produtos pecuários

Sabendo por que o curral é tão importante, resta saber onde comprar a sua estrutura! Aposte em quem conhece sobre o assunto e tem renome no mercado!

A Panucci é uma empresa que foca na criação de gado e em soluções para melhorar a logística e o manejo inteligente no dia a dia da Fazenda.

Então, o por que o curral é tão importante você já conhece e agora já sabe onde comprar, só falta fazer o seu orçamento personalizado pela Panucci. Acesse o site e conheça mais sobre os seus produtos.