O Brasil é um país com grandes áreas de pastagens e somos um dos maiores que investem na pecuária. Assim como em todos os outros setores, a tecnologia é uma tendência e chega cada vez mais próxima ao campo na era da pecuária 4.0.

Considerando que o mercado se torna cada vez mais competitivo, estar por dentro das tendências e novidades é fundamental para conseguir o seu espaço e ter o devido sucesso na área.

Sendo assim, se você lida com pecuária, estudar mais a fundo tal conceito é essencial! Muitos veem essa ideia um pouco ressabiados, pois é costume dos fazendeiros serem mais tradicionais, mas não há nada a temer!

É possível implementar novas tecnologias em sua fazenda de forma acessível e produtiva, trazendo somente benefícios.

Quais são as tendências da pecuária 4.0?

A pecuária 4.0 é uma corrente que busca trazer maior tecnologia ao campo, com equipamentos mais eficientes e, claro, com maior índice de automatização. Ou seja, a tendência é que tudo se torne cada vez menos manual.

Isso reduz os riscos, aumenta a produtividade e em muitas vezes promove o bem-estar animal. Entretanto, não são apenas soluções high tech que entram nesse conceito, muito pelo contrário.

A pecuária 4.0 gira em torno do que chamamos de Manejo Inteligente, que nada mais é do que boas práticas na área, sempre buscando a otimização de tarefas e a melhoria contínua das mesmas.

Tudo isso de forma mais sustentável, menos predatória e que, também, promova melhor qualidade de vida para os animais. Ou seja, animais, produtores e consumidores saem ganhando.

O dono do empreendimento acaba tendo maiores lucros, pois tudo gira em torno de uma maior produtividade. Já os consumidores conseguem ter acesso a bons produtos com valor competitivo no mercado.

E como começar a implementar tais soluções em seu empreendimento? Bem, de modo geral é preciso conhecer quais são as particularidades de sua fazenda e, também, saber quais são as possibilidades desse mercado.

Após uma boa análise (e isso inclui os produtos e serviços da pecuária 4.0), é possível traçar estratégias interessantes para reformular a gestão de sua fazenda.

É necessário alta tecnologia e automatização para maior lucratividade?

Quando falamos em pecuária 4.0 é muito comum associarmos aos produtos caríssimos e de altíssima tecnologia. De fato, tal setor tem trazido benefícios inestimáveis ao manejo do gado, mas não é apenas disso que se trata.

Pequenos empreendimentos podem não ter a capacidade financeira suficiente para abraçar essas tecnologias logo de início, mas há outras possibilidades no mercado.

Há soluções inteligentes que podem otimizar o manejo dos animais e ainda assim serem super acessíveis. Querem alguns exemplos?

  • Bebedouros basculantes
  • Mata Burro inteligente
  • Galpões pré-moldado
  • Cochos de concreto
  • Apartador bezerreiro
  • Curral anti-estresse

Tudo isso nada mais é do que reformular as estruturas que você já tem em sua fazenda, mas com materiais melhores, com mais segurança e mais eficiência. Cada produto possui os seus respectivos benefícios que, no final, contribuem para a lucratividade.

Então, você pode começar com coisas menores para, depois, ter um cash maior de investimento em tecnologia.

Conheça as soluções da Panucci

Se você está interessado em investir em sua fazenda para aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade, conheça a empresa Panucci.

A companhia trabalha há anos no ramo e vem apostando em soluções inteligentes e acessíveis desde sempre. Lá você encontra tudo o que sua fazenda precisa para começar a se modernizar.

Acesse o site da Panucci e veja quais são as alternativas para você implementar agora mesmo a ideia de pecuária 4.0 em sua propriedade! Lembrando que isso não é um gasto, mas, sim, um investimento.