A pecuária de corte é um dos segmentos mais populares nas fazendas. Considerando que o valor da arroba está crescendo cada vez mais (isso é devido uma série de fatores), muitos estão pensando em começar ou intensificar a produção.

Entretanto, não é um caminho simples a ser seguido, mesmo para aqueles pequenos produtores que já possuem certo conhecimento prévio na criação de gado.

Àqueles que realmente desejam ter sucesso na profissão devem estudar – e muito – sobre o mercado, técnicas, métodos, particularidades dos animais, tipos de regime, estruturas para a fazenda, enfim, todos os detalhes devem ser avaliados.

No fundo, tudo gira em torno de algo chamado “gestão”! Quem entende esse conceito e busca implementá-lo em seu empreendimento provavelmente irá prosperar. Apenas à critério de curiosidade, mais da metade dos negócios fecham por falta de gerenciamento.

Como criar pecuária de corte?

Mas, então, vamos às primeiras dicas e passos do que você irá precisar para implementar a pecuária de corte na sua fazenda. Como já dito anteriormente, é necessário pensar em diversos aspectos, desde fornecedores até o manejo do gado.

É claro que não é possível explanar todos os passos a serem seguidos para colocar uma fazenda para funcionar, entretanto, algumas dicas irão te dar um norte e, também, favorecer o seu diferencial no mercado:

  • Saiba escolher a raça dos bovinos
  • Aposte em melhorias no material genético do rebanho (isso traz muita lucratividade, principalmente a longo prazo)
  • Entenda efetivamente todos as etapas de criação, incluindo cria, recria e engorda
  • Fique por dentro dos métodos de criação, como o Confinamento
  • Avalie e planeje de forma adequada a nutrição de todos os animais de acordo com o peso, idade, sexo e segmento
  • As instalações devem estar adequadas para atender toda a demando
  • Faça um plano de negócios detalhado e o mais fiel possível à realidade

A partir disso, diversas atividades serão segmentadas. É importante pensar que existem os trâmites burocráticos e administrativos da abertura de uma fazenda para pecuária de corte, mas, no fundo, as questões operacionais são as mais complexas.

É nesse estágio que os fazendeiros acabam errando – até mesmo quem já trabalha com pecuária há anos.

Pecuária de corte lucrativa

Já ouviu a frase “o barato sai caro”? Isso se aplica diretamente à pecuária de corte ou qualquer outro empreendimento que não busque por soluções inteligentes.

Em uma propriedade rural com objetivo de produzir produtos, há uma diversidade de equipamentos, estruturas, acessórios e ferramentas que proporcionam o manejo inteligente do seu gado.

Apostar em versões arcaicas pode parecer algo de baixo custo à princípio, mas você estará conduzindo o seu empreendimento ao fracasso, pois não conseguirá adquirir competitividade perante os concorrentes.

Veja bem, não estamos dizendo que para você começar na pecuária de corte será preciso apostar em tecnologia de ponta, apenas apostar, de início, nas opções corretas.

Vamos a um exemplo: apartadores. Apartadores automatizados são, de fato, mais caros que estruturas de madeira, mas irão trazer economia de tempo e de mão de obra ao empreendimento (além de promover o bem-estar animal).

Ou seja, o investimento inicial é maior, mas o retorno financeiro – direta e indiretamente – é muito mais vantajoso.

Conheça os produtos da Panucci

Conforme a sua fazenda for crescendo você consegue investir cada vez mais em soluções para pecuária de corte.

Se você já tem uma fazenda ou está em vias de começar a produção, conheça os equipamentos, estruturas e acessórios da Panucci, uma empresa que trabalha há anos nesse mercado.

Soluções de manejo inteligente irão subsidiar a gestão na sua pecuária de corte e, consequentemente, proporcionar qualidade de trabalho e lucratividade.