O mata burros é uma das ferramentas mais tradicionais das fazendas que lidam com bovinos, suínos, caprinos ou equinos. Seu sucesso deu-se pela sua eficiência e simplicidade em conter os animais, evitando que eles ultrapassem a propriedade.

Entretanto, apesar de ser algo extremamente positivo, algumas situações podem ocorrer, levando ao ferimento dos animais da fazenda. Patas podem ficar presas, a estrutura pode acabar cedendo e coisas do gênero.

E como resolver isso? Obviamente, apostando em estruturas de qualidade. Mas, além disso, hoje em dia existem no mercado opções mais bem desenvolvidas, de modo que o mata burro seja eficiente, mas com ainda mais benefícios.

Qual a diferença do mata burros de concreto e o de madeira

“Como um ‘simples’ mata burros pode trazer algum benefício em detrimento de outro modelo?” Veja bem, as maiores vantagens ficam em torno de dois quesitos:  (1) segurança e (2) manutenção.

Quanto maior a segurança e menor a manutenção da estrutura, melhor! E é por isso que o mercado acabou apostando nas soluções de concreto. O material está cada vez mais substituindo a madeira, pois os seus benefícios são grandes, como:

  • Mais resistência

O concreto suporta maiores cargas, evitando acidentes com quebra ou estruturas cedendo (isso não é perigoso apenas para os animais, mas para os humanos também).

  • Constância do material

A madeira pode ser bem resistente a princípio também, mas como é um material natural e se deteriora com o tempo (além de reagir ao intemperismo de forma negativa – como a umidade), ela perde essa propriedade ao decorrer dos anos.

Muitas vezes a estrutura pode parecer segura, mas as vigas já estão frágeis e podem quebrar a qualquer momento.

  • Manutenção

A manutenção também é um ponto positivo para o mata-burros inteligente de concreto, pois não há muita necessidade. No caso da madeira, para estender a sua durabilidade são necessárias recorrentes manutenções.

  • Incêndios

Os incêndios são recorrentes na zona rural, principalmente em épocas de seca. Quanto mais estruturas de madeira você possuir em sua propriedade, maior a tendência do fogo se alastrar (e, claro, suas estruturas são consumidas pela chama).

Mata Burros inteligentes evitam acidentes

Dito tudo isso, o mata-burros inteligente de concreto ajuda a evitar uma série de acidentes. Além disso, há modelos no mercado que são feitos nas dimensões corretas para que o animal não fique preso.

Apesar de parecer algo relativamente simples, essa pequena substituição pode acarretar em muitos benefícios. Evita, por exemplo, que você tenha que gastar com manutenção ou até mesmo com veterinário após algum acidente.

Escolher por estruturas e produtos mais adequados corrobora para o bom funcionamento das atividades em sua fazenda e é este o diferencial que os pecuaristas procuram no dia a dia.

Lembrando que o mata burros é apenas uma das inúmeras possibilidades que existem no mercado.

Conheça os produtos da Panucci

Se você deseja encontrar produtos e estruturas com ótimo custo x benefício, pode contar com a Panucci. A empresa é uma das melhores no mercado quando o assunto é soluções inteligentes para fazenda.

No site você encontra muitas alternativas que prometem revolucionar as operações diárias na sua propriedade.

Quer saber mais sobre como o mata burros pode ser adquirido? Conheça o site da Panucci e aproveite para olhar todos os outros produtos, pois com certeza eles irão lhe interessar.