Se você é produtor rural e ainda não possui um mata burro com certeza já deve ter se perguntado por que precisa ter essa estrutura em sua propriedade. Ou qual a serventia dela para sua rotina produtiva, não é mesmo?

Pois bem, o mata burro é uma estrutura similar a uma ponte, que fica situado na entrada da propriedade, ao lado da porteira. Ele tem sido bastante utilizado por produtores rurais devido as vantagens que oferece. Veja a seguir quais são essas vantagens e como escolher o melhor modelo para sua propriedade.

Vantagens de usar mata burro

O mata burros proporciona ao criador de gado alguns benefícios importantes. Além de impedir que os animais ultrapassem pastos assim como estradas, essa estrutura também garante outras vantagens:

Aumenta a segurança

O mata burro permite a livre passagem de veículos, sem haver a necessidade de parar para abrir as porteiras. Com isso, é possível eliminar os riscos de assaltos, roubos e outros problemas do gênero.

Não agride o solo

Como essa estrutura não apresenta grandes valas, sua instalação não agride o solo, gerando erosões, por exemplo.

Agiliza o serviço

Na modalidade de semiconfinamento, os mata-burro conseguem agilizar o serviço, uma vez que não existe a necessidade de abrir ou fechar as porteiras constantemente.

Como escolher um mata burro para sua propriedade

Antigamente, muitos produtores utilizavam mata burros de madeira. Mas, como esse material costuma se desgastar com facilidade pela ação do sol ou da chuva. E os tabuleiros também se soltam com frequência devido ao trânsito constante, novas soluções surgiram com o tempo. E o mata burros de concreto é uma delas.

Além de ser mais resistente, o mata burros de concreto também possui um tempo de vida útil maior, é fácil de instalar, aguenta grandes cargas e não requerer manutenções constantes. Além disso, esta alternativa possui um custo-benefício melhor se comparado a versões de ferro, por exemplo.

Por isso, se esta pensando em instalar um mata burro na sua propriedade, a dica é optar pelos modelos de concreto, que oferecem mais vantagens estruturais e econômicas em relação a outros modelos da mesma categoria!