Quem lida com gado (independente do tipo de lote) sabe que há vários pormenores no manejo que fazem total diferença no resultado final. Um dos pontos que devem ser avaliados como prioridade é o apartador bezerreiro.

Apesar de parecer um detalhe muito simples e irrelevante, é decisivo na organização e no tempo despendido nessa operação. Isso se torna ainda mais crítico em rebanhos com muitas cabeças, onde o manejo pode se tornar praticamente inviável.

O setor da pecuária está investindo cada vez mais em soluções simples, mas que trazem resultados consideráveis para o dia a dia. O operador sente a diferença na manipulação dos animais de forma instantânea e os resultados aparecem.

Cada detalhe na fazenda tem a sua devida importância (cocho, galpão, balança, troncos, dentre outras questões) e, aqui, iremos focar no apartador e suas particularidades.

Por que o apartador bezerreiro é tão importante

Mesmo em fazendas que não possuam uma quantidade considerável de bezerros devem considerar o apartador bezerreiro. Isso porque a estrutura possui um ótimo custo x benefício e sua instalação não pesa no orçamento.

Esse é o primeiro ponto, inclusive: você adquire algo extremamente funcional por um valor justo. E, de fato, é uma estrutura simples, mas que faz toda a diferença no manejo do seu gado.

Caso você tenha muitos animais, incluindo bezerros, quanto tempo os colaboradores levam para fazer o manejo? Normalmente é necessário um longo período de tempo para organizar todos os animais.

Além disso, há também a necessidade de mais mão de obra para essa atividade. Ao adquirir um apartador bezerreiro funcional você elimina grande parte do tempo gasto na operação, assim como mão de obra.

O apartador possui uma altura feita somente para os bezerros, então os animais de grande porte não conseguem seguir esse caminho. É rápido, prático e proporciona uma grande economia de forma indireta.

Isso porque, como já foi dito, o tempo de operação é reduzido. Isso, somado com a mão de obra que também pode diminuir, traz uma grande economia à fazenda.

O tempo livre pode ser gasto em outras atividades e, além disso, os animais passam por menor estresse, já que tudo é feito rapidamente.

A importância do bem-estar animal

Quando falamos em soluções para melhorar o manejo em uma fazenda, as primeiras coisas que costumamos pensar são: facilidade técnica de operação e maior lucratividade.

De fato, isso é consequência de um manejo inteligente. Entretanto, as boas práticas vão muito além disso, elas corroboram para o bem-estar animal.

O gado se sente menos estressado, principalmente com um apartador bezerreiro anti-stress.

O “bom humor” dos animais reflete em sua produtividade, engorda e, também, em uma maior facilidade de trato (afinal, é muito mais simples lidar com animais tranquilos do que quando estão ariscos). Então, absolutamente todos os lados saem ganhando:

  • Produtor: aumenta a lucratividade

  • Operador: maior facilidade no manejo dos animais

  • Gado: menos estressado e melhor qualidade de vida

  • Meio Ambiente: boas práticas corroboram para o meio ambiente

Apartador bezerreiro da Panucci

Então, sabendo a importância do apartador bezerreiro, resta você adquirir ou substituir o seu (caso seja feito de madeira). A nossa recomendação é clara: Panucci, grande representante desse mercado!

A empresa trabalha com estruturas para o setor da pecuária há anos. Oferece soluções rentáveis e que favorecem o manejo inteligente em sua propriedade.

Além do apartador bezerreiro, você também encontrará diversas estruturas no site. Acesse a página e faça um orçamento agora mesmo para incorporar novas soluções em sua fazenda!