O Sistema Integração Lavoura Pecuária, também conhecido como ILP, é uma metodologia que busca promover a rotação de culturas em uma área, variando entre pecuária e agricultura.

Os benefícios dessa prática são enormes, tanto para o produtor, quanto para os animais e até mesmo ao meio ambiente. A monocultura se tornou um grande problema para os produtores, pois acaba empobrecendo o solo e isso é um efeito muito negativo.

Muitas vezes o solo não tem condições de regenerar os seus nutrientes e a terra fica praticamente sem nenhum uso. Com o Sistema Integração Lavoura Pecuária é possível manter o solo fértil e, ainda, unir com as questões da agropecuária.

Uma das maiores dúvidas sobre o ILP é sobre sua viabilidade: essas boas práticas podem ser inseridas em qualquer contexto? Ou seja, em qualquer fazenda, independente do tipo de trato com animais ou tamanho do empreendimento?

Entenda como o ILP funciona

 

ILP: Como implementar essa metodologia em sua fazenda?

Respondendo o questionamento anterior: sim, é possível implementar o sistema ILP em qualquer empreendimento rural, entretanto, é preciso entender que cada caso é muito particular.

É necessário avaliar uma série de fatores, sendo preciso fazer um estudo detalhado da área antes de pensar em tomar qualquer atitude. Alguns pontos a serem pontuados são:

  • Clima

O clima influencia diretamente na agropecuária, então é preciso elaborar um projeto cuja rotação de culturas case com as estações, incluindo períodos de chuva, seca, geada e outras adversidades que podem vir a surgir.

  • Solo

O tipo de solo também deve ser bem estudado. Qualificar quais são os maiores nutrientes presentes na terra para escolher qual cultura plantar é essencial. Isso evita o uso de fertilizantes em grande volume, pois o solo já será adequado por natureza.

  • Tipos de animais

Quais serão os tipos de animais na fazenda? Gado de corte, gado leiteiro, dentre outras possibilidades. É importante avaliar tudo isso e como é possível integrar todas as variáveis de forma a desenvolver uma sistemática ideal.

  • Equipamentos disponíveis

É preciso considerar as operações, na prática. Quais serão os equipamentos necessários? O empreendimento conta com toda a infraestrutura requerida para implementar o sistema ILP.

Se não, haverá o investimento? Tudo isso deve ser colocado no papel antes de seguir com o projeto.

  • Mão de obra

A oferta de mão de obra para realizar os serviços também é um fator de avaliação. Esse tipo de tarefa no campo exige muita dedicação e, às vezes, a equipe atual pode ser insuficiente.

Consulte profissionais para estudar a ILP na sua fazenda

Como foi possível reparar, a implantação do sistema ILP não é tão simples assim e para funcionar é necessário um estudo pontual e bem detalhado sobre a propriedade.

Dito isto, se você deseja investir em manejo inteligente e em boas práticas nas atividades rurais, contrate um profissional para fazer os estudos.

Ele irá lhe propor várias soluções para que a fazenda atinja os melhores resultados possíveis.

 

Como uma boa estrutura faz a diferença

O sistema Integração Lavoura Pecuária traz grandes resultados. A fazenda ganha em questões de produtividade, o gado fica melhor alimentado, as questões ambientais são trabalhadas, há a oferta de mais produtos, dentre outras coisas.

Mas é preciso pontuar que o sistema exige certa estruturação para que tudo funcione de forma sinergética. Produtores que investem em manejo inteligente conseguem reduzir custos de formas incríveis e, ainda, aumentar a produtividade (que aumenta o lucro).

Se você quer conhecer um pouco mais de soluções de manejo inteligente para corroborar com o sistema de ILP, conheça o site na Panucci, um dos melhores fornecedores de estruturas para fazendas do Brasil!