Avaliando os desafios e oportunidades na pecuária moderna é fácil identificar como esse mercado está mudando e como é possível aumentar a sua produtividade, qualidade e lucratividade.

Uma coisa é fato: empreendimentos que não se atualizam, em qualquer setor que seja, não conseguem manter a competitividade e acabam ficando obsoletos.

É sabido que existem uma série de desafios, mas com gestão e planejamento é possível realizar mudanças – mesmo que a pequenos passos – para promover resultados mais promissores.

O importante é ter em mente que a mudança está à porta e existem MUITAS possibilidades, sendo possível adequar as oportunidades às condições de sua própria fazenda.

Desafios e oportunidades na pecuária moderna: produtos de alta tecnologia

Os desafios e oportunidades na pecuária moderna – principalmente no setor 4.0 – contam com grandes tecnologias.

Troncos automatizados, balanças de precisão, apartadores automáticos, estruturas desenvolvidas em metais e muito mais. Os resultados dessas soluções são, de fato, incríveis!

Os Troncos automáticos e bem desenvolvidos conseguem, por exemplo, cortar a mão de obra pela metade e ainda fazer o mesmo processo em mais tempo! Além disso, o animal se sente muito menos estressado, o que facilita o manejo e aumenta a produtividade.

Os desafios para implementar essa tecnologia são, principalmente, financeiros. Entretanto, o produtor deve priorizar esse investimento, pois traz resultados muito significativos.

Além do mais, as estruturas são personalizadas de acordo com a demanda, sendo possível um ajuste mais razoável de valores.

Outro ponto ainda é a questão de que muitos proprietários simplesmente têm receio com as inovações. E, de fato, essa é uma desconstrução sobre os desafios e oportunidades na pecuária moderna que deve ser feita com o passar do tempo com cuidado.

Desafios e oportunidades na pecuária moderna: equipamentos inteligentes

Pensando nos desafios e oportunidades na pecuária moderna é preciso considerar, primeiramente, os equipamentos, estruturas e acessórios de manejo que possibilitem uma operação inteligente.

Veja bem, isso não necessariamente se aplica aos equipamentos automatizados e que fazem controles online, apenas às soluções que viabilizem melhor qualidade e corte de gastos nos procedimentos.

Muitas vezes um simples acessório pode fazer TOTAL diferença nas etapas de trato com animal, proporcionando corte de gastos e, consequentemente, aumento de lucratividade.

Quer um exemplo? Cochos, bebedouros e mata-burros inteligentes. Eles não são automatizados, apenas desenvolvidos de forma mais eficiente. Apesar de parecer preciosismo, os resultados são mais promissores do que imaginam.

O desafio desses equipamentos é fazer com que os fazendeiros entendam esse conceito. Afinal, para que trocar um bebedouro, sendo que este ainda funciona e está sem vazamentos?

É, de fato, compreensível esse pensamento. O maior desafio é que as informações de benefícios em prol da lucratividade cheguem até os responsáveis.

Nesse exemplo pontual, por exemplo, um bebedouro basculante é muito mais fácil de higienizar, diminuindo o trabalho e a mão de obra. Além disso, a água fica mais limpa e os animais também são beneficiados por isso.

Pesquisas apontam que o gado que bebe água de má qualidade têm maior dificuldade em ganhar peso. Ou seja: prejuízo, pois a arroba do boi tem um custo mais alto.

Conheça as soluções da Panucci

Dentre todos os desafios e oportunidades na pecuária moderna, muitas soluções podem ser encontradas na Panucci, uma empresa que atua há anos nesse mercado.

Com equipamentos e acessórios inteligentes, eles promovem maior eficiência nos processos sem que haja a necessidade de altos investimentos.

Os desafios e oportunidades na pecuária moderna são oportunidades para você melhorar o desenvolvimento da sua fazenda e se destacar no mercado. É, sem dúvida alguma, a chave para ter sucesso e aumentar a margem de lucratividade.