O curral de concreto é uma alternativa à versão convencional de madeira, que ainda está presente em muitas fazendas pelo Brasil. Os pecuaristas se questionam em relação aos benefícios ou se há alguma necessidade de fazer a mudança.

Já respondendo de antemão: sim, o curral em concreto é super vantajoso e com toda a certeza irá agregar benefícios às suas atividades do dia a dia. Então, se você está pensando em investimentos conscientes, essa é uma opção.

Aliás, investir em manejo inteligente na sua propriedade é a melhor maneira de fazer com que as operações retornem em maior lucratividade (além de, claro, você estar corroborando para o bem-estar animal).

Então, agora, conheça um pouco melhor da versão em concreto e veja quais são seus benefícios em detrimento de sua versão em madeira.

Curral de concreto x curral de madeira

O curral de concreto, como já dito, possui algumas vantagens em relação à madeira, confira:

  • Maior resistência

Com toda a certeza a versão em concreto é mais resistente, evitando qualquer tipo de acidente com o gado nesse sentido (mas, claro, isso também depende um pouco do seu fornecedor).

  • Maior durabilidade

A durabilidade também é muito maior, visto que a madeira é um material natural e sofre decomposição ao decorrer dos anos. Para retardar esse processo é necessário passar periodicamente selantes (o que custa tempo e dinheiro).

  • Não sofre ataque de agentes biológicos

O curral de concreto não sofre com fungos ou cupins, como é o caso da maneira. Esse intemperismo biológico acelera ainda mais a deterioração da madeira.

  • Não sofre com as queimadas

Infelizmente as queimadas ainda são uma realidade nas fazendas e isso é muito perigoso. Estruturas de madeiras podem ser totalmente consumidas pelo fogo e servem se combustível para o incêndio.

  • Design mais flexível

Um curral de madeira bem feito é realmente muito bonito, mas o concreto possui maior flexibilidade. É possível fazer estruturas mais “mirabolantes” para promover o conforto do gado.

  • Evite o desmatamento ilegal

Muitas fazendas retiram madeira de sua própria propriedade ou compram madeira ilegal pelo preço. Não é uma ideia nada recomendada, pois é contra a lei (com multas penalidades) e, além disso, hoje em dia é fácil descobrir se houve supressão.

Como o curral de concreto aumenta sua produtividade

Então, de modo geral, o curral de concreto promove maior custo x benefício na operação, visto que a manutenção é muito menor e o material em si também sai mais em conta.

Mas há como essa estrutura promover maior lucratividade além desses quesitos previamente citados? Sim, quando você opta por um bom curral está promovendo maior bem-estar animal.

O manejo do gado fica mais fácil, então as operações exigem menos tempo (e, às vezes, até menos mão de obra).

Sendo assim, em muitos casos é possível ter menos funcionários fazendo o manejo do gado no curral. A redução dos níveis de estresse dos animais aumenta a produtividade de modo geral, o que também é ótimo.

Conheça os produtos da Panucci

Agora, onde encontrar um bom fornecedor para adquirir o seu curral de concreto? Essa é a resposta mais fácil: na Panucci! A empresa, que atua há anos no mercado, tem sólida reputação no ramo.

Seus produtos buscam otimizar e melhorar as operações unitárias dentro das fazendas no que diz respeito a estruturas. Já cochos, currais, apartadores, mata-burros e outras soluções.

Para conhecer mais sobre as opções, inclusive o próprio curral de concreto, acesse o site da Panucci e confira quais são as principais soluções para pecuária. Você verá que é possível investir de forma inteligente sem gastar fortunas!