Quem trabalha com gado sabe o quanto é importante saber como melhorar o pasto para a alimentação do gado. Isso porque a qualidade da área influencia diretamente no desenvolvimento dos animais.

Hoje, há uma série de soluções que visam melhorar o pasto, deixando-o mais verde e robusto. Mas o mais incrível é que há uma metodologia que promove o crescimento das gramíneas favorecendo o solo, sem a necessidade de produtos agressivos.

Caso você nunca tenha ouvido falar do sistema IPL (Integração Pecuária-Lavoura), então tenha consciência de que essa metodologia é que irá trazer ao seu pasto as condições ideais!

Como melhorar o pasto para a alimentação do gado: sistema IPL

O sistema IPL é uma forma de como melhorar o pasto para a alimentação do gado, de maneira extremamente sustentável. A adoção dessa técnica acarreta em ganhos significativos, incluindo lucratividade.

Como o próprio nome sugere, a prática é uma integração entre lavoura e pecuária, onde os métodos de cultura serão intercalados. Dessa forma, o período de lavoura irá prover nutrientes e condições para o pasto crescer.

Ocorre o restabelecimentos das capacidades produtivas da pastagem, de modo sustentável e inteligente. Dentre o sistema, há várias técnicas que podem ser implantadas, sendo o cultivo de grãos um bem interessante.

Entretanto, essa ideia é relativamente complexa e para saber como melhorar o pasto para a alimentação do gado com sistema IPL é necessário fazer uma série de estudos.

Veja bem, cada solo possui as suas propriedades, bem como cada região tem seu respectivo clima e regime de chuvas. Sendo assim, é necessário fazer uma avaliação – ponderando todas as variações – para elaborar o sistema.

Quando feito por profissionais, é desenvolvido um projeto orientando, quais serão as safras, quando e como será implantado o sistema IPL. Caso contrário, muito provavelmente o investimento não terá o retorno desejado.

Como melhorar o pasto para a alimentação do gado: benefícios do IPL

Sabendo como melhorar o pasto para a alimentação do gado e requerendo serviços de profissionais, o seu pasto irá atender todas as suas expectativas (e dos animais também). Além disso, o sistema IPL:

  • Melhora a produtividade e a qualidade tanto do pasto como dos animais

  • Otimizado uso do maquinário

  • Aumenta e diversifica a variedade de alimentos na região

  • Diminui os desmatamentos causados pelo desenvolvimento agrícola agressivo

  • Aumento da eficiência de recomposição de nutrientes

  • Possibilita duas safras, sendo uma proveniente da pecuária e outra da lavoura

  • Recuperar as pastagens

  • Aumenta e melhora a matéria orgânica no solo

  • Proporciona maior biodiversidade

  • Reduz perdas por lixiviação e erosão

  • Devolve os nutrientes à superfície

Em resumo, é uma técnica com ótimo custo x benefício. Além disso, é bom para a imagem da fazenda, algo que, hoje, está contando cada vez mais por conta do mercado consumidor exigente.

As pessoas estão criando mais consciência e exigem das propriedades rurais um desenvolvimento sustentável.

Investimento traz lucratividade

Ainda hoje muitas fazendas trabalham com pouquíssima tecnologia ou ferramentas inovadoras, mesmo que tenham muitas cabeças de gado.

Infelizmente, ainda existe a ideia de que novos recursos é uma forma de gastar dinheiro. Entretanto, o retorno que novos equipamentos – e soluções de modo geral – proporcionam não apenas compensam ao produtor, mas são necessários!

Isso porque o mercado está muito competitivo e quem não se atualizar acabará ficando para trás.

Saber como melhorar o pasto para a alimentação do gado é o primeiro passo para investir em manejo inteligente, mas ainda há diversas outras opções. Na Panucci você encontra uma série de soluções viáveis que trarão benefícios à sua fazenda.