Na hora de alimentar o gado, o uso de cochos faz toda a diferença. Essa estrutura é fabricada com o objetivo de fornecer os suplementos que o produtor rural utiliza na nutrição do seu rebanho na qualidade, quantidade assim como no período certo.

Ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto? Então continue lendo esse post e conheça as vantagens dos cochos para gado, bem como como escolher o modelo certo para sua propriedade.

Vantagens dos cochos

Alimentar o rebanho com o uso de cocho pode oferecer algumas vantagens importantes para o produtor rural. Além de garantir uma melhor eficiência alimentar, assim como uma melhor performance dos animais, os cochos também:

  • Melhoram o controle sobre a quantidade de alimento que é oferecido ao rebanho;
  • Reduzem desperdícios;
  • Proporcionam mais economia sobre o custo de produção;
  • Interferem na qualidade dos suplementos usados no trato do gado.

Como escolher cochos para gado?

Para escolher corretamente o cocho, você deve levar em consideração alguns aspectos, como tamanho do pasto, material, altura do cocho, acessibilidade, entre outros.

Altura do cocho

Todos os animais devem alcançar de maneira confortável o alimento oferecido dentro do cocho. Mas, para garantir a qualidade do produto, os cochos precisam ter uma certa elevação do solo. Lotes com bezerros devem permanecer a 50cm de altura. Já com animais de recria ou engorda, devem ficar há 60cm e 1m, respectivamente.

Material

O melhor material para cocho é o concreto, já que ele oferece mais resistência, durabilidade e segurança na hora de alimentar o rebanho.

Acessibilidade

Quanto mais acessível os cochos tiverem, melhor. Nesse sentido, você deve evitar instalar os cochos em áreas com lama, bem como em qualquer outra região que ofereça algum desconforto para o gado.

Tamanho do pasto

Grandes áreas de pasto exigem uma quantidade maior de cochos para suprir bem a demanda do rebanho. Por isso, é importante que fique atento quanto a esse detalhe.

Como pode ver, os cochos são estruturas muito importantes no processo de produção de gado, seja ele de corte bem como leiteiro. E a escolha certa pode contribuir para um melhor desempenho da sua produção. Por isso, não deixe de seguir as dicas acima e garanta o melhor cocho para sua propriedade!