Quantas vezes você não deixou o seu gado no sol o dia todo? É claro que os animais deste porte são mais resistentes que nós, mas supor que eles possam passar por grandes exposições não é inteligente. Os bovinos também gostam de sombra!

Hoje em dia se fala cada vez mais sobre as boas práticas com os animais e como o trato humanitário influencia no resultado, seja de forma subjetiva ou direta. Por isso, buscar o conforto do seu gado é, também, buscar lucratividade.

Nessa história, todos os lados saem ganhando. O produtor passa a ter um gado mais produtivo, o colaborador lida com animais mais calmos e o gado, claro, tem uma condição de vida mais humanizada.

Bovinos também gostam de sombra: veja como ajudar

É claro que os bovinos também gostam de sombra, por isso eles estão sempre procurando uma sombrinha de árvore para descansar nos períodos mais quentes.

Sendo assim, ter estruturas em sua fazenda que abriguem os animais do sol é essencial para o bem-estar do gado. Os galpões, por exemplo, são uma ótima ideia – e não somente para os dias de sol, mas também para os dias de chuva.

Mas esse local de confinamento não deve ser construído de qualquer maneira, pois isso também pode acabar estressando o gado. Caso não haja espaço suficiente, por exemplo, os animais se sentem irritados pela aglomeração.

E é claro que os bovinos também gostam de sombra das árvores, mas normalmente o pasto não possui grandes espécies que fazem sombras. Durante os dias de chuva, as árvores podem se tornar um perigo, sendo algo a se atentar.

Dito tudo isso, o ideal é ter em sua propriedade alguma estrutura que mantenha os animais ao abrigo do sol. Se você deseja algo com ótimo custo x benefício, terá que avaliar as possibilidades dessa cobertura.

Hoje em dia, apesar de ainda comum, construções com madeiras em fazendas não são as melhores opções. Concreto, ferragens e pré-moldados são possibilidades mais seguras e, pasme, na maioria das vezes é mais barato!

Bovinos também gostam de sombra: como isso influencia na produtividade

Agora você sabe que bovinos também gostam de sombra, mas, talvez, ainda não consegue entender porque o bem-estar animal gera maior lucratividade.

Diversas pesquisas apontam que quanto menos estresse o animal passar, mais ele será produtivo. As vacas leiteiras produzirão mais leite, o gado de corte engordará de forma saudável e as vacas para cria terão uma taxa de prenhez mais interessante.

Isso acaba aumentando diretamente a lucratividade de uma fazenda, mas ainda há outros benefícios.

O gado, quando tranquilo, é muito mais fácil de ser manejado. Isso não somente diminui o tempo de operação, mas, também, os riscos de acidentes.

Outra questão é a imagem que a fazenda passa para os seus consumidores. Hoje em dia, até mesmo quem come carne está exigindo um trato humanitário com os bichos.

As propriedades que mostram essa efetiva preocupação acabam tendo valor agregado no mercado e chama a atenção de forma positiva dos consumidores.

Conheça os produtos Panucci

Certo, os bovinos também gostam de sombra, mas como proporcionar isso a eles?

Na Panucci você encontra uma série de soluções para o Manejo Inteligente do seu gado e, dentre elas, galpões e currais. Há várias opções que podem ser desenvolvidas de forma personalizada para o seu empreendimento.

Encontrará, também, outras ferramentas que corroboraram com o bem-estar do seu animal.

Então, os bovinos também gostam de sombra e precisam de proteção contra os raios UV e as chuvas também. Invista em um ambiente coberto e seguro para o gado.