Você acha que é possível aumentar o preço do seu rebanho? A resposta é bem clara: sim! Pequenas soluções irão agregar mais valor ao gado e isso é a porta de entrada para se destacar no mercado.

Hoje em dia os consumidores (seja considerando consumo interno ou exportação) estão cada vez mais exigentes – e com razão – e começaram a preferir pagar mais caro por um produto de melhor qualidade.

Consequentemente, é seu papel pensar em formas de melhorar a qualidade de seus produtos na fazenda. Mas como fazer isso? Será que os seus animais estão recebendo os melhores tratos para terem alto valor no mercado?

Você vai se surpreender como atitudes pequenas irão melhorar a saúde dos animais e, consequentemente, aumentar seu valor agradado.

Como agregar mais valor ao gado

Bem-estar animal: fundamental para agregar valor ao seu gado

Então, a chave para agregar mais valor ao gado é bem simples: bem-estar animal. Hoje em dia isso é fundamental por dois motivos (1) o conforto traz consequências diretas para a saúde dos animais (2) o consumidor deseja que eles sejam bem tratados.

Isso não é válido para quem é vegetariano ou vegano, mas, sim para todos os carnívoros. Mesmo que se consuma a carne ou qualquer outro subproduto animal, as pessoas prezam pela qualidade de vida dos bichos em vida.

Sobre as consequências fisiológicas e orgânicas no animal, quando ele vive sob constante estresse ocorre a perda de peso, dificuldade de engordar, hormônios podem alterar a produtividade e mais um série de fatores negativos.

Isso reflete na saúde e aparência do animal, que terá um valor bem mais baixo no mercado.

Mantenha um planejamento nutricional

O primeiro ponto para agregar mais valor ao gado é estipular uma dieta nutricional ideal, incluindo quantidade de massa seca, sua composição, periodicidade e outros fatores.

Isso, de preferência, deve ser elaborado por quem entenda sobre nutrição animal. Lembrando que cada tipo de lote deve possui um regime personalizado para o seu objetivo.

Animais que se alimentam corretamente ganham peso na medida ideal, não tem déficit de nutrientes ou vitaminas e fica com um humor melhor também.

Construa boas estalagens aos animais

As estalagens também influenciam, e muito, no bem-estar animal. Alguns pontos devem ser avaliados:

  • Luminosidade

  • Condições do terreno (é ideal que ele seja mais plano e sem pedregulhos ou outros obstáculos)

  • Espaço

  • Logística de distribuição

O animal que fica confortável tem a tendência de ser menos irritado. Isso não é só ótima para agregar mais valor ao gado devido o bem-estar, mas, também, pelas questões de manejo (se tornam muito mais simples e rápidas).

Faça o máximo para não irritá-los

Relacionado com o item anterior, é muito importante manter o gado calmo e sem estresse. As formas de fazer isso são diversas e investir em ferramentas que facilitem o manejo é uma forma.

Quanto menos tempo o gado ficar sendo manejado, melhor. Outro ponto é: quando menos contato com o operador (principalmente em momentos mais críticos, como a aplicação de vacinas ou inseminação) maior a tendência de que eles fiquem mais calmos.

Soluções simples que irão agregar valor ao seu gado

E quais são essas soluções que podem ajudar a agregar mais valor ao gado ao melhorar o bem-estar e qualidade de vida dos animais? A Panucci, empresa que atua há anos no mercado da pecuária, pode responder:

Agregar mais valor ao gado irá corroborar com o bem-estar animal, com o meio ambiente e, também, com a lucratividade.