O semiconfinamento é uma técnica muito utilizada nas fazendas que criam gado, seja para cria, recria ou engorda. O procedimento de nutrição como um todo deve ser muito bem pensado e é aí que entra o cocho para semiconfinamento.

Primeiramente, há muitos pontos a serem tratados sobre o assunto, sendo o primeiro deles a importância de se investir em manejo inteligente hoje em dia. Fazendas ainda possuem sistemas muito arcaicos e isso prejudica a produtividade e qualidade dos produtos.

Investir em soluções para gado não quer dizer, necessariamente, equipamentos super tecnológicos e de última geração (é claro que eles são muito eficientes, mas há outros detalhes mais acessíveis que podem ser trabalhados).

Saber escolher o cocho é um desses pontos que você pode explorar. Aqui, você irá entender qual a real importância do cocho para semiconfinamento e outras informações que agregam nessa temática.

Por que o cocho para semiconfinamento é importante?

Muito provavelmente você já tem este acessório em sua fazenda, seja o cocho para semiconfinamento ou somente para o método de confinamento. Antes de prosseguirmos, vamos a esta pergunta: como é feita a estrutura?

Ainda, até hoje, há muitos cochos que são feitos de madeira ou até mesmo tambores cortados ao meio. Já se perguntou se isso influencia no resultado do desenvolvimento do seu gado? A resposta é bem clara: sim!

A ração do gado deve ser mantida em local adequado, de forma que não haja qualquer perda nutricional devido o mau armazenamento do alimento bovino. Quando o pecuarista planeja certa quantidade de nutrientes e estes acabam sendo perdidos, o animal fica desnutrido de acordo com a meta.

A consequência disso é clara: o gado não consegue engordar o estipulado no tempo pré-determinado. Sendo assim, há o aumento do custo por arroba do gado. Lê-se: você perde dinheiro e produtividade. É por isso que um bom cocho para semiconfinamento é tão importante.

Cocho para semiconfinamento: do que se trata esse regime?

Fica fácil entender a importância do cocho para semiconfinamento, principalmente quando a estrutura é bem precária e o layout também é inadequado (isso atrapalha a alimentação do gado).

Agora, é importante entender o que é o regime de semiconfinamento. Caso você nunca tenha ouvido falar, é um método que intercala entre alimentação de pastagem e o cocho. Ele é utilizado, principalmente, na época de chuva.

O período de seca causa prejuízo na pastagem e, muitas vezes, ela se torna insuficiente para a nutrição dos animais. É aí que entra a fase de confinamento, onde o rebanho recebe uma suplementação.

A ração no cocho para semiconfinamento deve ter o valor nutricional – bem como quantidade – bem pensada das medidas que cada segmento de gado da fazenda deve receber (cada tipo de gado tem uma alimentação específica).

A alimentação do gado é uma das bases para que ele se desenvolva de forma saudável e atinja as suas metas de engorda. Outro ponto que você deve se questionar é sobre a qualidade da água que eles bebem também.

Conheça a Panucci e suas soluções

A Panucci é uma empresa que atua há anos no mercado pecuarista e oferece soluções inteligentes para o manejo do gado.

Um desses produtos é o cocho de concreto e outros modelos adequados para a ração do gado. São acessíveis, personalizáveis de acordo com a quantidade de cabeças de gado e, claro, muito eficientes.

O cocho para semiconfinamento oferecido pela Panucci é apenas uma das soluções da empresa, por isso, entre no site e confira quais são as instalações, equipamentos, ferramentas e acessórios disponíveis.